Projeto de aeronave do  Campus da UFOB de Bom Jesus da Lapa fica entre os cinco melhores do país no Torneio de Acesso e  se classifica para o  SAE Brasil Aerodesign  2020

1
GrupoSCosta-350x250px
Equipe AeroChico, formada pelos alunos:

Desenvolver um protótipo de aeronave leve, não tripulada, projetada para o transporte de carga e que consiga voar com o máximo de peso possível. Esse foi o primeiro  desafio da equipe AeroChico, formada por 13 estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, do Centro Multidisciplinar da Universidade Federal da Bahia – UFOB de Bom Jesus da Lapa, que participou pela primeira vez  do torneio de acesso do  SAE Brasil AeroDesign 2019 em São Paulo,  e ganhou destaque ao conquistar a 5º colocação na competição.

Estudante trabalhando na construção do avião

Para participar do  torneio de acesso a equipe do AeroChico necessitou desenvolver uma aeronave e enviar um vídeo de voo da mesma, comprovando que os requisitos da competição foram atendidos. Além de ter sido  um grande desafio técnico, a competição também incentivou a boa organização do grupo durante a fase conceitual do projeto, com a orientação  dos professores Filipi Marques de Souza e Miguel Ângelo de Oliveira Shaw, que contou muito para o desempenho na competição. Onde os membros da equipe foram desafiados a todo o momento, com o processo de desenvolvimento de um projeto real de engenharia e a concepção de diversos relatórios técnicos.

Trabalho de montagem do avião

De acordo a estudante Layse da Silva Inocêncio, vice-capitã da AeroChico,  a classificação em uma boa posição na etapa de acesso do SAE Brasil AeroDesign,  cria uma   perspectiva para representar bem a UFOB em São José dos Campos(SP)  no ano que vem e pelos próximos anos. “As equipes vencedoras do nacional vão competir no torneio internacional nos Estados Unidos. Estamos trabalhando não só para fazer bonito ao representar nossa universidade, mas para crescer em conhecimento e obter uma boa colocação”, destaca.

BahiaFArmShow-350x250px

A meta dos alunos  foi alcançada, superando equipes já consagradas a nível nacional. “O resultado que nos tivemos com o AeroChico no torneio de acesso é importante porque além de garantir a classificação, a gente ficou a frente de equipes consagradas como a da Universidade Federal de Minas Gerais -UFMG. Com esse resultado a equipe ta motivada pra representar bem a região”, desta a estudante.

Aeronave desenvolvido pela equipe AeroChico

Layse finaliza a entrevista ao site Notícias da Lapa destacando a importância do apoio dos empresários de Bom Jesus da Lapa, já que o projeto da equipe do  Aero Chico depende de doações, patrocínios e campanhas de arrecadação. “Não  recebemos ajuda financeira da Universidade, apenas suporte com o espaço e equipamentos . A prefeitura de Lapa recentemente firmou uma parceria importante, se tornando nosso maior patrocinador. No entanto precisamos de mais apoio, já que esta conquista representa muito, para consolidar ainda mais a nossa universidade,  como espaço de pesquisa e geração de conhecimento”, sinalizou.

A equipe AeroChico é formadas pelos alunos: Nathalia Silva Teixeira,Tiago, Almeida Dourado, Camila Oliveira Santos Borges, Lazarro dos Santos Rocha,  Érica Gonçalves dos Santos,  Josemar Rocha Pedroso,  Matheus Souza Prado,  Rafael Pereira da Cruz,  Joanne Pereira Porto, Tanúlio Pereira Cardoso,  Lorrana Tenório de Matos Costa,  Thiago Felipe Silva Santos (Capitão), e  Layse da Silva Inocêncio(vice capitã).

SAE Brasil

Da sigla em inglês para Society of Automotive Engineers, é uma organização de origem norte-americana responsável pelos estudos em engenharia de mobilidade e indústrias montadoras de automóveis e aeronaves. Os estudantes que participam da Competição SAE BRASIL Aerodesign são desafiados anualmente com novos regulamentos baseados em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica, como a redução de peso através de otimização estrutural ou a instrumentação e ensaios em voo dos protótipos.

As avaliações e classificação das equipes serão realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, onde os projetos são avaliados comparativamente por engenheiros da indústria aeronáutica, com base na concepção e desempenho.

Assista o vídeo do voo que garantiu  5º colocação a equipe do AeroChico: 

Acompanhe as publicações do site Notícias da Lapa no Facebook. Curta aqui.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.