Projeto desenvolvido  por professores da UFOB de Bom Jesus da Lapa contra o coronavírus  será homenageado pela  ALBA

0
GrupoSCosta-350x250px
Foto: divulgação

A Assembleia Legislativa da Bahia(ALBA)  entregará uma Moção de Aplausos aos professores doutores Leandro Brito Santos e Kleymilson do Nascimento Souza, ambos da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), do Centro Multidisciplinar de Bom Jesus da Lapa por terem criado o projeto Face Shield for Life 3D com a finalidade de produção voluntária para distribuição gratuita de protetores faciais para profissionais da rede pública de saúde frente à pandemia do Covid-19.

De autoria da deputada Jusmari Oliveira, a Moção de Aplausos tem como objetivo ressaltar, parabenizar, congratular e valorizar a iniciativa dos dois  professores da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB),  que no último dia 21 de março, formaram uma força-tarefa junto com pesquisadores da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (BAHIANA), da Ong Instituto Pepo, do Mini Maker Lab, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura, do projeto Coruja Lab, do Centro Multidisciplinar de Bom Jesus da Lapa, e da empresa Algetec – Soluções em Engenharia e Saúde para proteger profissionais de saúde da rede pública da Bahia com o projeto Face Shield for Life 3D.

Professores doutores Leandro Brito Santos e Kleymilson do Nascimento Souza/Foto: Divulgação.

Na justificativa a parlamentar enfatiza, em tempos em que a ciência, os pesquisadores, os professores e as universidade públicas brasileiras estão sofrendo ataques, “esses guerreiros estão trabalhando dia e noite voluntariamente em suas casas para produzir protetores faciais que ampliam a proteção aos profissionais de saúde: maqueiros, técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos que estão no front dessa batalha contra o Covid-19 em nosso Estado. Além de aumentar a proteção por cobrir toda a face dos profissionais reduzindo os riscos de contaminação, o protetor facial também aumenta o tempo de vida útil das máscaras respiratórias, como é o caso da N-95, em falta no mercado brasileiro e mundial,” disse a deputada.

Ela ressaltou ainda que iniciativas como essas são louváveis e merecem o reconhecimento de todos. “E em nome dos dois professores que representam a UFOB de Bom Jesus da Lapa, gostaria de registrar nossa admiração e apreço a todos os 45 maker’s envolvidos no projeto. Gostaria de saudar a iniciativa de compartilhamento do conhecimento, de solidariedade nesse momento que requer ações rápidas, soluções ágeis e que exige de cada um de nós um senso humanitário frente à pandemia do coronavírus,” frisou a parlamentar.

“Nossa Moção de Aplausos é um gesto simbólico para ação de grande relevância que mostra o potencial dos protagonistas dessa história – professores, pesquisadores, voluntários, maker´s (voluntários que estão imprimindo os protetores faciais em impressoras 3D em suas casas) – e reitera o valor de nossa pesquisa científica nas universidades brasileiras, em especial na UFOB, uma universidade interiorizada que tem rendido muitos frutos para nossa região Oeste. Aproveito para colocar o nosso mandato à disposição dos professores envolvidos, para colaborar, divulgar, ampliar as condições de produção dos protetores faciais e estimular a pesquisa, a ciência, a inovação e tecnologia”, destacou Jusmari.

A deputada ainda convocou  os “empresários e todas as pessoas que tiverem impressora 3D, bem como os insumos necessários, a se juntarem a esta causa, montando HUB’s – estruturas de produção – para ampliar a fabricação de protetores faciais com o objetivo de atender a demanda da rede pública hospitalar do Oeste e de toda á Bahia”.

Até às 16h30 desta  sexta-feira, 27 de março,  já tinham sido fabricados 901 protetores faciais pelo projeto Face Shield for Life 3D, sendo que 200 deles serão entregues ao Hospital Couto Maia, referência em infectologia. Toda a produção excedente será destinada à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia – Sesab.