Dez projetos científicos desenvolvidos por estudantes e professores do Colégio da Polícia Militar de Bom Jesus da Lapa foram aprovados para a 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece de 13 a 19 de junho, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife-PE.
Com o tema “Progresso é ciência em todos os territórios”, o maior evento científico da América Latina contará com a participação de estudantes e professores dos ensinos Básico, Técnico e Superior, além de pesquisadores e demais profissionais da área científica de todo o Brasil.
Entre os dez projetos desenvolvidos está o da equipe de Júlia Beatriz Castro, 15 anos, estudante da 1ª série do Ensino Médio, que apresentará com os seus colegas o projeto “Musicalidade, criticidade e protesto: a busca por justiça social em BaianaSystem e Nação Zumbi”. “A expectativa para o evento é muito alta. A apresentação desse projeto irá mostrar o quanto a Sociologia, a Filosofia e a arte são importantes para a sociedade. Acredito que a participação no evento vai me incentivar a fazer mais pesquisas como esta para mostrar a relevância dessas temáticas na sociedade”, comentou.
Iniciação científica estimula inovação nas escolas
O professor Diego Aguiar, que orientou o trabalho da equipe de Júlia, falou do impacto da participação dos estudantes na SBPC. “São projetos inovadores e que serão apresentados ao lado de professores mestres e doutores e outros profissionais que estão há muito tempo na produção científica. A partir dessa experiência, nossos alunos vão se colocar no futuro como grandes pesquisadores”, destacou.
A programação contará com conferências, mesas-redondas, sessões de pôsteres, atividades culturais, exposições e mostras interativas. Além disso, serão realizados painéis, minicursos, web minicursos e outras atividades para o público presente.
Mais sobre a SBPC – As Reuniões Anuais da SBPC são realizadas, ininterruptamente, desde 1949, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento tem como objetivos difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população e debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação.