Reunião na Codevasf discute pacto regional para fortalecimento da UFOB com foco no preenchimento de vagas e criação de novos cursos

0
Banner

Na manhã desta quarta-feira (14), lideranças educacionais, gestores públicos e autoridades regionais participaram de uma reunião estratégica no auditório da 2ª Superintendência da Codevasf, em Bom Jesus da Lapa, com o objetivo de discutir ações para o fortalecimento da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

📲 Siga o canal do Notícias da Lapa no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia. 

O encontro contou com a presença do superintendente regional da Codevasf, Harlev Xavier Nascimento; do reitor da UFOB, Jacques Antônio de Miranda; e do presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Velho Chico, Laércio Silva de Santana, que também é prefeito de Ibotirama e um dos responsáveis por convocar a reunião. Também estiveram presentes a diretora do Núcleo Territorial de Educação do Velho Chico (NTE-02), Aline D’Oliveira Lopes; representantes do Distrito de Irrigação Formoso (DIF); o presidente da Câmara de Vereadores de Bom Jesus da Lapa, Gedson do Nascimento; o prefeito de Serra do Ramalho, Lica; o assessor especial do ministro da Casa Civil e ex-prefeito de Cocos, Marcelo Emerenciano; a prefeita de Carinhanha, Chica do PT; diretor do Campus da UFOB, Tony Silva; a secretária de Educação de Bom Jesus da Lapa, Andreia Leite; o prefeito de Riacho de Santana, Dr. João Vítor; entre outras lideranças da região.

A principal proposta debatida foi a construção de um pacto regional de cooperação entre os municípios do Território Velho Chico, a Codevasf, o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Velho Chico, a UFOB e o NTE-02, com o objetivo inicial de garantir o preenchimento total das vagas já ofertadas pela universidade no polo de Bom Jesus da Lapa, que atualmente oferece os cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.

A possibilidade de ampliação de novos cursos está diretamente vinculada ao aproveitamento das vagas atualmente disponíveis. Problemas conjunturais, como a necessidade de muitos jovens conciliarem trabalho e estudo, têm impactado a taxa de ocupação nos cursos oferecidos. Diante disso, foi proposta a intensificação de ações de mobilização por parte dos municípios, com foco no aumento da adesão ao ENEM e ao SISU, incentivando a entrada de mais estudantes locais na universidade.

O pacto também prevê o envolvimento do NTE-02 no estímulo à participação dos alunos do ensino médio da rede estadual nos processos seletivos da UFOB, reforçando o papel estratégico da educação superior no desenvolvimento regional.

A assinatura formal do pacto está agendada para o dia 6 de julho, durante a Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães. O documento reunirá o compromisso dos prefeitos que integram o Consórcio do Velho Chico, além da Codevasf, do NTE-02 e da UFOB. Ele servirá como base para futuras negociações com o Governo Federal, com vistas à ampliação da oferta de cursos e à atração de novos investimentos para os polos da universidade.

A proposta é que, após a consolidação das vagas já existentes, o grupo una esforços para pleitear a criação de novos cursos de graduação, ampliando ainda mais o impacto positivo da UFOB na transformação social e econômica do Oeste baiano.

Siga a gente no Instagram e  Facebook. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (77) 99834 – 7559 (WhatsApp).

 

QUER COMENTAR?

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui