Rio São Francisco é tema de mesa-redonda na semana de integração do Campus XVII da UNEB de Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px
uneb capa
Mesa composta por Samuel Britto(CPT), Helder (professor da UNEB), José Hélio(Biólogo e Jornalista), Ivna (professora do IFbaiano), Jorge Celestino(Amigos da Marinha) e Capitão Moura e Subtenente Santana da Marinha do Brasil.

Na manhã desta quarta-feira(15) os problemas do Rio São Francisco foram discutidos com uma plateia diversa no Campus XVII da Universidade do Estado da Bahia(UNB) de Bom Jesus da Lapa, durante a mesa-redonda “Velho Chico e suas questões: um olhar transdisciplinar”, que contou com apresentações da Comissão Pastoral da Terra, Marinha do Brasil, imprensa e sociedade organizada. A mesa de debate faz parte da Semana de integração, que começou na segunda-feira(13).

Nas apresentações, foram abordados  temas de grande relevância, com reflexões  sobre a defesa  das águas do São Francisco e do do território das águas. Destacando o contexto de lutas na região, e da necessidade de políticas públicas contextualizadas, que colaborem com a defesa e a proteção da cultura ribeirnha.

Foi falado também do papel da academia enquanto fomentadora do saber, que precisa provocar o debate além do  teórico, e passe a representar a luta e a defesa do Velho Chico enquanto região.  Onde as representações aletaram sobre o desmatamento do cerrado, bioma dos mais antigos do Planeta.

BahiaFArmShow-350x250px

Dentro do debate, foi destacado as ações que já estão sendo realizadas pelo Campus XVII, das parcerias com o poder civil organizado do município, e do I Simpósio sobre o Rio São Francisco, que está sendo construído, junto com os Campus da Universidade do Oeste da Bahia(UFBO) e do Instituto Federal da Bahia(IFBA) de Bom Jesus da Lapa.

A programação da Semana de Integração do Semestre 2018.2, termina nesta sexta-feira(17), com o debate: “Desafios da interiorização da UNEB: Presente e futuro do DCHT XVII”, que conta com presença do Reitor da UNEB, José Bites de Carvalh

Vejas as fotos