Entre os dias 28 de julho e 8 de agosto, a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) promoverá um grande mutirão de atendimentos jurídicos gratuitos na cidade de Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano. A ação será realizada durante a tradicional Romaria do Senhor Bom Jesus, uma das maiores manifestações religiosas do país, que atrai milhares de fiéis ao município.
Os serviços serão ofertados por meio da Unidade Móvel de Atendimento (UMA), que ficará instalada na Praça do Cruzeiro de Santa Luzia, localizada na Avenida Duque de Caxias, no centro da cidade. A população terá acesso a diversos atendimentos, como orientação e consultas jurídicas, reconhecimento de paternidade, regularização de registros civis, pensão alimentícia, divórcio consensual, entre outros.
Não será necessário agendamento prévio. Para ser atendido, basta comparecer ao local com documentos pessoais e os que forem relacionados à demanda.
Durante a primeira semana da ação, os atendimentos contarão com a presença da coordenadora da UMA, defensora pública Camila Berenguer, que acompanha de perto as iniciativas itinerantes da Defensoria. Já na segunda semana, a supervisão ficará sob responsabilidade da coordenadora da 8ª Regional da DPE/BA, defensora pública Danielle Gautério.
Presença da defensora pública geral
O mutirão contará ainda com a presença da defensora pública geral do Estado, Camila Canário, que estará em Bom Jesus da Lapa no dia 28 de julho, data de abertura dos atendimentos. A visita faz parte do projeto Gabinete Itinerante, que tem como objetivo aproximar a gestão da realidade das regiões atendidas pela Defensoria no interior do Estado.
“O mutirão de serviços em Bom Jesus da Lapa é parte das ações de interiorização da Defensoria Pública, de maneira que reafirmamos nosso compromisso com a assistência jurídica dos mais necessitados, com a inclusão social, com o fortalecimento da instituição no interior do Estado, bem como com os direitos humanos”, destacou a defensora pública geral.
Após Bom Jesus da Lapa, a caravana do Gabinete Itinerante seguirá para os municípios de Santa Maria da Vitória, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, ampliando a atuação da Defensoria Pública em todo o território baiano.