Durante os dias finais da Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa, o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) levou às ruas do município uma série de serviços e atendimentos voltados aos cidadãos locais e romeiros que participaram da celebração religiosa, que termina nesta quarta-feira (6) com a tradicional procissão de encerramento.
A unidade móvel do MPBA foi instalada na Praça da Fé, no centro da cidade, e funcionou entre terça-feira (5) e quarta-feira (6), oferecendo atendimentos nas áreas de saúde, direitos da criança e do adolescente, segurança pública, direitos do consumidor, entre outras.
As ações foram conduzidas por equipes formadas pelos promotores de Justiça Alana Dias Rosendo Vasconcelos, Daniel Meireles Aberceb, Isabella Bastos Emmerick e Jurgen Wolfgang Fleischer, além de servidores e técnicos da Instituição.
Além dos atendimentos diretos ao público, o MPBA também promoveu inspeções em unidades de saúde, com o apoio técnico do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Cesau); fiscalizações em unidades de acolhimento de crianças e adolescentes, com suporte da Central de Assessoramento Técnico Interdisciplinar (Cati Regional Oeste); e vistoria nos serviços públicos municipais voltados à estrutura da romaria, com a atuação da Central de Apoio Técnico (Ceat).
Durante a Romaria, o Ministério Público também intensificou campanhas institucionais do Centro de Apoio da Criança e do Adolescente (Caoca), com foco na proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de idade, combate à violência sexual infantojuvenil e distribuição de pulseiras de identificação para crianças.
Todas essas ações fazem parte de um esforço conjunto de planejamento, organização e fiscalização das políticas de segurança, cidadania e meio ambiente durante o evento, sob acompanhamento de um procedimento administrativo instaurado pelo MPBA. A atuação ocorre em parceria com a Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, Polícia Militar, Polícia Civil, Santuário do Bom Jesus, SAAE, Coelba, Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiros, entre outros órgãos.
A presença do MPBA durante a Romaria reforça o compromisso da Instituição com a defesa dos direitos da população, especialmente em momentos de grande fluxo de pessoas, como ocorre anualmente em Bom Jesus da Lapa, durante a maior manifestação de fé do estado.