Romaria 2025: Rede hoteleira com 100% de ocupação e organização destacam acolhimento aos romeiros em Bom Jesus da Lapa

0
Banner
ônibus fazendo desembarque de romeiros.

Com a cidade completamente tomada por fiéis desde o final de julho, a Romaria do Bom Jesus da Lapa 2025 reforça, mais uma vez, sua grandiosidade como uma das maiores manifestações religiosas do Brasil. A rede hoteleira local, como já era esperado, está com 100% de ocupação, demonstrando o forte impacto da celebração na economia e na capacidade de acolhimento do município.

Romeiros na Esplanada do Santuário

Desde o início da tradicional novena, no dia 28 de julho, a Capital Baiana da Fé recebe milhares de romeiros que movimentam todos os cantos da cidade — da Catedral ao Santuário, das grutas ao topo do morro do Cruzeiro, passando pelo Mercado Municipal, camelódromo, e pelas praias da Coroa e da Barrinha, às margens do Rio São Francisco.

Mercado Municipal.

Para dar suporte ao grande fluxo de visitantes, a Prefeitura Municipal intensificou a estrutura de acolhimento, com som ao vivo em pontos estratégicos, como a Praça Monsenhor Turíbio Vila Nova (à noite), além de atrações musicais durante o dia na Coroa, Barrinha e Mercado Municipal. Também foram instaladas placas de alerta nas margens do rio, com delimitação das áreas seguras para banho, reforçando o cuidado com a segurança dos banhistas.

Operação conjunta entre Secretaria de Meio Ambienta, Marinha e 20º BBM.

As ações são fruto de uma organização conjunta entre a Prefeitura, o Santuário, a Polícia Militar, o 20º BBM (Corpo de Bombeiros), a Polícia Civil, a Marinha, a Rede Hoteleira e diversas secretarias municipais, garantindo não só a segurança, mas também conforto e valorização da experiência dos romeiros e visitantes.

O Hotel Nova América

A decoração temática também chama a atenção. Este ano, os hotéis da Explanada do Santuário investiram na ornamentação das fachadas com chapéus e fitas do Bom Jesus, elementos tradicionais da Romaria, que simbolizam a fé e a cultura popular. O Hotel Nova América, por exemplo, de propriedade de dona Cleusa Leão Silva Silveira, matriarca da família, é um dos destaques dessa iniciativa que valoriza a identidade visual da festa e acolhe os romeiros com ainda mais devoção e beleza.

Romeiro participando do novenário do Bom Jesus da Lapa.

Em sua 334ª edição, a Romaria do Bom Jesus da Lapa segue até o dia 6 de agosto, data da grande festa, com expectativa de que ainda mais romeiros cheguem nos próximos dias. Uma celebração que une fé, tradição, cultura popular e organização, fazendo de Bom Jesus da Lapa um verdadeiro santuário a céu aberto.

QUER COMENTAR?

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui