Romaria do Bom Jesus da Lapa será reconhecida como Patrimônio Imaterial da Bahia

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Domingo (6) é dia de celebrar os 332 anos da Romaria do Bom Jesus da Lapa. Durante o festejo religioso, o Governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, juntamente com o secretário de Cultura Bruno Monteiro e a diretora do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) Luciana Mandelli, vai oficializar o reconhecimento do Registro Especial da Romaria como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia.

BahiaFArmShow-350x250px

Desde 2017, o IPAC realiza estudos, além da composição de um Dossiê sobre a importância e a salvaguarda deste bem cultural. O processo de reconhecimento como bem cultural da Romaria do Bom Jesus da Lapa tem como base legal o instrumento protetivo Registro Especial, cujo Dossiê foi submetido a Câmara de Patrimônio Histórico Artístico Arqueológico e Natural do Conselho Estadual de Cultura da Bahia, conforme previsto na Lei nº8895/03 e regulamentada pelo Decreto nº 10.039/06.

Após aprovação e devidos encaminhamentos à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e Casa Civil, passa pela homologação do Governador do Estado da Bahia, através de Decreto e devida inscrição no Livro de Registro Especial de Eventos e Celebrações. O dossiê defende a relevância da Romaria de Bom Jesus da Lapa como uma manifestação de cunho religioso católico, com marcas do catolicismo popular, refletindo a fé e religiosidade preservada e salvaguardada com traços culturais singulares àquela manifestação, com sua ressignificação e dinamismo inerentes a todo Bem Cultural.

O Livro do Registro Especial de Eventos e Celebrações é onde serão inscritos rituais e festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social. Para as sociedades tradicionais este livro é muito importante, pois, boa parte de suas práticas ainda são coletivas, havendo uma forte interação de quase todos os membros da comunidade nesses eventos.

332 anos de história – Em 2023, o tema geral da festa é “Bom Jesus, o pão da vida: vocação e fraternidade” e o lema “Perseverar na comunhão, no repartir do pão e na oração”. A romaria terá missa celebrada no dia seis de agosto, às 7h da manhã, com procissão às 16h, saindo da Catedral Nossa Senhora do Carmo, passando pela rua Santa Luzia e Praça do Cruzeiro. O roteiro segue pela Avenida Duque de Caxias, chegando à praça do Largo da Esplanada, onde o andor é levado ao altar da Esplanada.A expectativa é que até o dia oito de agosto, cerca de 600 mil pessoas passem pela cidade e Santuário.

A história das peregrinações à caverna começou há mais de três séculos, em 1691, com o religioso português Francisco de Mendonça Mar que, após longa e sofrida caminhada, conduzindo uma imagem do Senhor Bom Jesus, resolveu se instalar na gruta. Com um legado marcado pela caridade e acolhimento aos mais pobres, tornou-se Padre Francisco da Soledade e faleceu por volta de 1722.  Atualmente, o Santuário conta com 16 grutas, sendo nove internas. As principais são do Bom Jesus da Lapa e de Nossa Senhora da Soledade. Outro local de visitação é o cruzeiro que fica na parte de cima da gruta, o morro. São aproximadamente 90 metros de altura, com dois percursos principais: um interno e outro externo.

Todo ano milhares de romeiros vem participar das Romarias de Bom Jesus da Lapa, dentre as quais a Romaria do Bom Jesus está entre as três principais romarias do Brasil. A programação é marcada por missas no Santuário, homenagens e procissões pelo circuito religioso da cidade. São diversos os atrativos que agradam baianos e turistas que visitam a cidade nesta época.