Romeiros continuam visitando Bom Jesus da Lapa mesmo fora do calendário das principais romarias

0
GrupoSCosta-350x250px
Encerramento da Festa de Nossa Senhora Aparecida no Santuário do Bom Jesus da Lapa e da Mãe da Soledade no último dia 12 de outubro/Fotos: Uelder Negrão 

As três  tradicionais romarias realizadas no Santuário do Bom Jesus da Lapa,  são a Romaria da Terra e das Águas e Romaria do Bom Jesus da Lapa e, finalizando  no dia 15 de setembro,  a tradicional Festa em Louvor a Nossa Senhora da Soledade.

Este ano a cidade já teve um recorde de público com quase dois milhões e meio de devotos  que passaram por Bom Jesus da Lapa, segundo a Secretaria Municipal de Turismo e do Santuário. Mesmo fora da época da festa, milhares de romeiros continuam visitando a cidade como sinal de fé e gratidão.

Reitor do Santuário do Bom Jesus da Lapa, Padre João Batista/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

De acordo o reitor do Santuário, Padre João Batista Alves do Nascimento, esse aumento de visitantes pode surpreender, no entanto  e essa mudança  estava dentro do planejamento. Já que o Santuário tem realizado um trabalho sistemático nos últimos anos, com destaque para a divulgação, e novos investimentos que tem sido feito. “Por isso esse desenvolvimento é natural, com uma intensidade maior de pessoas interessadas em visitar a nossa cidade”, disse em entrevista ao site Notícias da Lapa.

BahiaFArmShow-350x250px

Ele especificou alguns pontos importantes, responsáveis por essa nova dinâmica, como: os meios de divulgação social, em especial a TV que começou a ser parte da programação do Santuário a nível nacional. Com transmissões através da Rede Vida, TV Aparecida, e a criação da Web TV. “Esses meios foram fundamentais, e acabaram despertando também outras redes de TV, que passaram a fazer transmissões, matérias, documentários, isso em nível nacional”, afirmou o padre João.

Ele destaca, que as redes de televisão estão chegando com mais intensidade em Bom Jesus da Lapa nos últimos anos, porque existe algo para se mostrar, o que o padre classifica como “belo, bonito, interessante”.

O reitor destacou que é  visível o  aumento de visitantes na cidade  fora da época das grandes romarias nos últimos anos. “É interessante essa mudança, faz com que a gente não enxergue mais o Santuário do Bom Jesus da Lapa com um fluxo de visitantes apenas no mês de agosto e setembro. Então isso dilatou, fazendo com que a gente tenha previsões de muitos visitantes  aqui até o final do ano. E começa de novo em janeiro e fevereiro do ano seguinte, devido o período de férias. Que são públicos diferenciados, que são os jovens que estão de férias. Os jovens de faculdade, pessoas que estão de férias, e deslocam para vários lugares, entre eles o santuários do Bom Jesus”.

O religioso lembrou, que no início desse ano, no período do carnaval, a cidade ficou movimentada, e o Santuário ficou cheio de pessoas, especialmente de jovens que buscaram uma programação religiosa  nesse período, já que Bom Jesus da Lapa não tem festa de carnaval. “Uma coisa bonita, de pessoas que passaram aqui aqueles dias de carnaval, participando das atividades do Santuário do Bom Jesus. Então, estamos caminhando para o aumento fluxos de pessoas visitando a cidade, em especial ao santuário, durante todo ano. Claro que ainda existe uma intensidade no segundo semestre”, frisou.

Padre João afirmou que esse aumento é resultado também da qualificação dos serviços oferecidos pelo santuário, tanto litúrgico, como a organização das romarias, fazendo com que os romeiros, devotos e visitantes sejam bem acolhidos. E que as ações se estenderam para outros serviços, como segurança, limpeza, e buscando junto as instituições públicas melhorias da cidade. “Já que isso é fundamental. E desde que cheguei na cidade, uma das principais coisas foi dialogarmos com a cidade. Onde tivemos diversas reuniões esse ano, junto com o Ministério Público, Prefeitura Municipal, Defensoria Pública, Rede Hoteleira, Polícia Militar, Polícia Civil, entre outros seguimentos, onde foi possível fazer vários encaminhamentos que ajudaram a melhorar a estrutura e condições da cidade para receber os nossos visitantes. Tudo isso foi uma riqueza pra nós”, destacou.

Ele destacou, que o envolvimento do MP, e as ações da prefeitura de Bom Jesus da Lapa foram fundamentais, junto com os outros segmentos, para que as três principais romarias desse ano fossem um sucesso, e que o não existe outro caminho para que a cidade cresça cada vez mais no turismo religioso, já que o Santuário não tem condições de realizar todas as ações, com a chegada de tanta gente. “Nós precisamos cada vez mais darmos as mãos. Onde cada instituição precisa assumir a sua responsabilidade, com aquilo que ela tem. O que for da polícia, o que é da prefeitura, o que é do Poder Judiciário, e o que é do religioso. Temos que avançar mais, no entanto já demos um passo considerável”, pontuou Padre João.

Sobre as regiões que mais visitam a cidade de Bom Jesus da Lapa, ele afirmou que “a maior parte é do próprio estado, com muita gente do Nordeste, depois Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Goiás, Tocantins, e em crescimento, visitantes do Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, com gente praticamente de todas regiões do país”.

As festas religiosas realizadas em Bom Jesus da Lapa, que chegam a receber mais de dois  milhões de pessoas por ano, geram emprego, renda e movimentam bastante o setor hoteleiro. Com destaque para a Romaria do Bom Jesus da Lapa, que  tem  328 anos de história, e é uma das maiores manifestações religiosas e culturais do Brasil.  Se  destacado como uma das três principais romarias realizadas no país, junto com a Romaria de Aparecida do Norte, no estado de São Paulo e a Romaria do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, no Ceará.

Curta a página do  Site Notícias da Lapa e mantenha-se atualizado diariamenteclique e participe.