SAAE de Bom Jesus da Lapa emite nota sobre ‘coquetel’ de 27 agrotóxicos divulgados em reportagem

0
GrupoSCosta-350x250px

Nesta terça-feira (24), uma reportagem divulgada em vários portais de notícias trouxe a informações sobre a qualidade do abastecimento de água consumida por parte da população de 210 municípios brasileiro. Entre eles, cinco cidades baianas: Bom Jesus da Lapa, Camaçari, Itabuna, Santa Maria da Vitória e São Félix do Coribe.  As informações são resultados de um cruzamento de dados realizado pela Organização Não Governamental (ONG) Repórter Brasil a partir de dados do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), do Ministério da Saúde, com testes feitos em 2022.

De acordo com o estudo, o “coquetel” é composto por 27 tipos de agrotóxicos, que estaria sendo repassado à população através da água, fator que também preocupa especialistas. Confira aqui a lista das cidades.

BahiaFArmShow-350x250px

A pesquisa identificou uma concentração dentro do limite considerado seguro pelo Ministério da Saúde para cada tipo de substância isoladamente. Ou seja, a simples presença de cada agrotóxico em uma amostra não necessariamente acarreta problemas para a saúde. Porém, a regulação brasileira não leva em conta os riscos da interação entre os diferentes tipos de pesticidas. Segundo ainda o levantamento, as estações de tratamento não conseguem retirar os agrotóxicos da água na concentração encontrada no Brasil.

Diante dos fatos, o SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bom Jesus da Lapa  emitiu uma nota sobre o abastecimento de água na cidade e sua qualidade; confira na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Bom Jesus da Lapa-Bahia, vem por meio desta, esclarecer aos seus usuários, quanto a informação que vem sendo veiculada nos meios eletrônicos, tendo como fonte o site: reporterbrasil.org.br; onde relata que diversas cidades do Brasil estariam sendo abastecidas com água contaminada por agrotóxicos; dentre elas Bom Jesus da Lapa. O referido site alega que identificou isto, baseado em informações obtidas no SISAGUA (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água) do Ministério da Saúde. Na matéria citada o próprio jornalista declara que “A maioria dos exames identificou uma concentração dentro do limite considerado seguro pelo Ministério da Saúde para cada tipo de substância isoladamente. Ou seja, a simples presença de cada agrotóxico em uma amostra não necessariamente acarreta problemas para a saúde.” O SAAE tem constantemente feito o tratamento, monitoramento e o controle da água fornecida aos seus usuários e informa que os níveis de agrotóxicos na água fornecida para a população de Bom Jesus da Lapa-Bahia, sempre se mostraram abaixo do limite de segurança definido pela portaria GM/MS Nº 888, DE 4 DE MAIO DE 2021.
Segue abaixo o link para consulta de análises de agrotóxicos.

https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/seidigi/demas/situacao-de-saude/vigiagua

Att. Gerson Nunes
Diretor geral
Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bom Jesus da Lapa.