Santuário do Bom Jesus da Lapa tem primeiro dia de romaria atípico sem a presença dos fiéis

0
GrupoSCosta-350x250px
Esplanada do Santuário do Bom Jesus vazia, com a presença apenas dos funcionários que estavam arrumando a estrutura de gravação para o primeiro dia de novenário/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

É Romaria em Bom Jesus da Lapa. Mas bem diferente do que já ocorreu há mais de três séculos, com ruas lotadas e fiéis demonstrando a sua devoção ao Bom Jesus, hoje a Capital Baiana da Fé está deserta.

Escadaria que dá acesso a Esplanada/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa.

É final de tarde de segunda-feira(28) com nuvens brancas no céu, tendo como pano de fundo, um cenário de folhas secas pelo chão e  um silêncio, como há centenas de anos não se vê, deram outro tom para este dia de Romaria do Bom Jesus, em Bom Jesus da Lapa. Uma ‘estranha’ romaria, por assim dizer, já que a orientação para os fiéis foi de que permanecessem em suas casas, adorando e rezando,  mas acompanhando a celebração das missas que serão  transmitidas pelas redes sociais.

Ruas do centro da cidade, que nesse período do ano, normalmente, estariam cheias de romeiros/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Ruas vazias e silenciosas em todo o entorno do Santuário fazem dessa cena um marco histórico em tempos de Romaria do Bom Jesus.

Principal avenida de acesso ao Santuário sem a presença de romeiros/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa
BahiaFArmShow-350x250px

“A romaria nossa foi cancelada e não terá publico, as missas serão celebradas e transmitidas. Pedimos aos romeiros que fiquem em suas casas, não venham para Bom Jesus e acompanhem toda a programação pela televisão e redes sociais”, disse o prefeito Eures Ribeiro.

“Não adianta viajar, vim pra cá, achando que quando chegar aqui vai participar da novena – porque não dá. Nós faremos a novena todas as noites, mas restrita, ali só com as pessoas envolvidas na celebração, pra celebração acontecer”, comunicou o reitor do Santuário, Padre João Batista.

Esplanada do Santuário do Bom Jesus/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Com barreiras nos dois principais  acessos da cidade,  revela que não houve movimentação de fiéis. O clima diferente, combinado com as ações de restrição parecem ter sido a dobradinha ideal, que culminou com as celebrações virtuais, para manter os romeiros afastados do santuário nesse período de pandemia.

Impactos no comércio

Os Restaurantes e hotéis  mais tradicionais do comércio no entorno do Santuário, todos vazios. O hotel sem hóspedes e mesas vazias são reflexos das medidas de restrição de acesso para os romeiros, que serve para impedir aglomerações.

Um dos principais hotéis próximo ao Santuário do Bom Jesus sem a presença de romeiros/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

A expectativa dos comerciantes e da prefeitura da cidade  é que, após a pandemia, quando for possível a livre circulação das pessoas, o movimento no santuário volte ao normal.

O evento religioso, um dos principais e maiores da Bahia, reúne milhares de fiéis em Bom Jesus da Lapa, cidade conhecida como capital baiana da fé. Diante da pandemia, não será possível realizar aglomerações.

Painel com o tema da romaria do Bom Jesus 2020/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

As missas serão realizadas de forma virtual, como forma de evitar aglomerações. O tema da romaria do Bom Jesus  este ano é “Bom Jesus vai até você”.

Através do Facebook, Instagram e canal no Youtube (santuariolapa), os fiéis poderão conferir todo o novenário de 28 de julho a 5 de agosto. No dia 6 de agosto, uma programação especial começará com missa solene às 7h e terminará com uma live com o Padre Alessandro Campo às 19h30.

Estão proibidos a subidas ao morro e a entrada de ônibus e coletivos na cidade (que já ocorre por lei estadual).

Acompanhe as publicações do site Notícias da Lapa no Facebook. Curta aqui.