Segunda audiência pública do Plano Municipal de Saneamento Básico de Bom Jesus da Lapa é realizada no Distrito de Favelândia

0
GrupoSCosta-350x250px

plano

A Prefeitura de Bom Jesus da Lapa e o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) realizaram na manhã desta sexta-feira(02) a 2ª Audiência Pública de Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, a reunião no Distrito de Favelândia. No encontro esteve presente o Diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto(SAAE), Gerson Nunes, o Procurador-Geral do Município Dr. Gildásio Junior, o ex Coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR), Claudio das Piranhas, o vereador Zezinho Duarte,  a Engenheira Ambiental, Letícia Leal, responsável pela elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Bom Jesus da Lapa,  e a sociedade civil.

gildásio
“Favelândia é um dos distritos mais importantes do nosso município, e não poderia ficar de fora dessa projeto, do Plano de Saneamento Básico. Que é um grande problema hoje, que é a questão da água. Não é só aqui esses problemas, e o clima e a chuva não tem ajudado, perda na lavoura, perda de gado. Por isso precisamos nos empenhar e contribuir nessa debate, precismos que todos sejam parte, apresentando a realidade”, falou.

Onde foi apresentado o Diagnóstico Técnico-Participativo que é uma análise socioeconômica da infraestrutura e dos serviços de saneamento básico abrangendo seus quatro componentes: abastecimento de água; esgotamento sanitário; drenagem e manejo de águas pluviais urbanas; limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, além da percepção social acerca do tema.

gerson
“Um dos grandes problemas que nós temos aqui, todos mundo sabe disso, é que á água da nascente do Viado tem sido insuficiente . A gente espera fazer futuras intervenções, ou na construção de barragens, ou conseguir com que a água do breja dessa para cá. A situação a de ser resolvida”, disse Gerson.
BahiaFArmShow-350x250px

Diferente da primeira audiência realizada na câmara de vereadores ontem, que foi um pouco tumultuada. Após o entendimento dos 4 eixos do plano (água; esgotamento sanitário; resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais), a participação dos moradores de Favelândia presentes na reunião, elencaram diversas demandas inerentes aos eixos do plano percebidas na região.

cladio
“Um vez que engloba abastecimento, questão do lixo, questão de saneamento básico do esgotamento sanitário da drenagem urbana. Mais pensando especialmente o pessoal da zona rural, o abastecimento tem sido um caos não só para Favelândia para para todo município de Bom Jesus da Lapa. O plano é muito importante, porque ele estende essa capacidade”, disse Claudio.

O saneamento básico é composto por um conjunto de medidas que têm o objetivo de conservar ou melhorar o meio ambiente de uma região, colaborando para manter as condições de higiene e saúde da população. Entre os serviços que compõem esse conjunto estão o tratamento da água, coleta e descarte adequado de resíduos sólidos, limpeza de vias públicas, canalização, bem como o afastamento e tratamento de esgotos.