O Rio São Francisco atingiu, neste domingo (5), seu nível mais baixo de 2025 em Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. Segundo dados da estação fluviométrica do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), localizada na ponte Gercino Coelho, o rio marcou 2,76 metros durante a medição realizada pela manhã(veja vídeo).
A redução no volume é resultado direto da estiagem prolongada que afeta não só a região, mas também as áreas mineiras onde se encontram as nascentes do Velho Chico. O fenômeno, comum nesta época do ano, tem se agravado com a escassez de chuvas, provocando o surgimento mais frequente e intenso de bancos de areia.
Além de ser um símbolo cultural e turístico de Bom Jesus da Lapa, o São Francisco também tem papel fundamental na economia local. A navegação no rio, por exemplo, já começa a ser impactada. Embarcações de maior porte enfrentam dificuldades para trafegar e correm risco de encalhe nos bancos de areia em alguns locais.
Enquanto o período chuvoso não chega, as autoridades tem realizado medidas emergenciais para mitigar os impactos da seca prolongada na região.