Seminário realizado em Bom Jesus da Lapa discute combate à violência contra as mulheres

0
GrupoSCosta-350x250px

 

A cidade de Bom Jesus da Lapa recebeu na última sexta-feira(25),  no Campus da UFOB o Seminário Novos Olhares, Novos tempos. O projeto da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM/BA), com  a intenção de promover o fortalecimento e ampliação de políticas públicas para mulheres no estado.

Durante o seminário foram abordados assuntos como patriarcado para a melhor compreensão da violência contra a mulher. Foi esclarecido que agressão é não somente a física, mas também é psicológica, moral, patrimonial, sexual, até chegar ao feminicídio.

BahiaFArmShow-350x250px

E evento  foi voltado para as gestoras públicas das áreas de Assistência Social, Saúde, Educação, Sindicatos das Trabalhadoras Rurais e Movimentos de Mulheres, do Território do Velho Chico. A assessora técnica da SPM/BA, Uiara Lopes, conta que é importante criar uma rede de apoio para as mulheres em situação de violência.

“Esse seminário é para que os municípios entendam a importância de uma rede de enfrentamento à violência domestica. A violência não pode ser de tratada por um único núcleo, precisa que todos os seguimentos lutem juntos. Porque não basta somente cuidar dos casos de agressão, precisamos também coibir para que outros não venham a acontecer”, afirmou.

Ela destaca ainda, que o Projeto Novos Olhares, Novos Tempos buscar fortalecer e ampliar as Polícias Públicas para as Mulheres na Bahia (Rede de Atendimento), “e tem como objetivo geral a ampliação e consolidação da Rede de Serviços de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência. Identidade para implementação, ampliação e fortalecimento dos equipamentos públicos de prevenção e atenção a mulheres em situação de violência”, frisa.

A discussão da temática ficou por conta da facilitadora e assistente social, Doranei Alves, mestre e doutoranda em estudos sobre mulheres, gênero e feminismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doranei reforçou a importância do combate à violência contra as mulheres passar por todos os núcleos do município.

“Para que isso aconteça é preciso ser de uma forma interseccionada, com o envolvimento de todos os setores públicos. É necessário trabalhar não só com as consequências dessa agressão, mas também com a prevenção. Para que o clico de violência venham a ser rompido”.

A Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) foi desenvolvida a partir da Lei nº 12.212 de 2011. Com oito anos de existência o órgão coordenar e articular a execução de políticas públicas para as mulheres, com o proposito de reduzir as desigualdades raciais,  sociais, econômicas, culturais de gênero que afastam homens e mulheres baianas.

Curta a página do  Site Notícias da Lapa e mantenha-se atualizado diariamenteclique e participe