Sisu 2020.1 tem mais 15 mil vagas para a Bahia, sendo 127 vagas para Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

Os dois meses que separam a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do dia que os candidatos descobrem a pontuação no teste é de muita espera e ansiedade para quem quer entrar em uma instituição pública de ensino superior.

Agora, as respostas vem de vez. É que o resultado do Enem vai ser divulgado no dia 17  e as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu)  estarão abertas de 21 de janeiro a 24 do mesmo mês. Só na Bahia, serão ofertadas 15.440 vagas, distribuídas em 11 universidades públicas do estado.

Foram 395.437 inscritos no exame na Bahia, dos quais 72,7%, ou seja, 287.483 pessoas compareceram ao segundo dia de provas.

BahiaFArmShow-350x250px

Entre as cidades que possuem universidades estaduais, Salvador é a cidade da Bahia que possui mais vagas na primeira edição do Sisu 2020 – são 4.859 divididas entre a Universidade Federal da Bahia (Ufba), a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba).

Pelo interior, são 10.581 vagas para o processo seletivo. Além das três instituições já citadas, também participam do Sisu a Universidade Estadual De Santa Cruz (Uesc), a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), o IF Baiano, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

O curso de Medicina teve a maior concorrência na edição do segundo semestre do Sisu 2019. Em Salvador, a graduação é ofertada pela Ufba e a Uneb para a primeira edição do processo seletivo deste ano. Juntas, as universidades oferecem 84 vagas pelo Sisu. Nacionalmente, foram 117,37 mil inscrições para cada uma das 1.446 vagas ofertadas.

Para a cidade de Bom Jesus da Lapa são 127 vagas, 72 ofertadas pelo Centro Multidisciplinar da  Universidade Federal do Oeste da Bahia(UFOB),  40 disponibilizadas pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb Campus XVII) e 15 vagas  pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano ( IFbaiano – Campus Bom Jesus da Lapa).
As vagas são distribuídas entre os cursos de licenciatura, bacharelado e tecnológicos.  Sendo eles – Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Gestão da Tecnologia da Informação e Pedagogia.