Superintendência da Codevasf de Bom Jesus da Lapa promove visita de irrigantes do Médio São Francisco baiano nos perímetros de Juazeiro  e Petrolina 

0
GrupoSCosta-350x250px

A 2ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), sediada em Bom Jesus da Lapa (BA), promoveu, entre os dias 4 e 7 de novembro, a visita de um grupo de 13 irrigantes dos perímetros irrigados de Formoso, em Bom Jesus da Lapa, Ceraíma, em Guanambi, Estreito, em Urandi e Sebastião Laranjeiras, a perímetros da região de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) sedes da 6ª e da 3ª Superintendências Regionais da Codevasf, respectivamente.

O objetivo foi promover a troca de experiências e o intercâmbio de tecnologias relacionadas à irrigação. Os irrigantes foram recepcionados pelo superintendente Regional em Petrolina, Aurivalter Cordeiro, e , em seguida, foram conhecer o Projeto Público Senador Nilo Coelho, nos municípios de Casa Nova, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco, onde assistiram a uma apresentação sobre o funcionamento do perímetro e visitaram um lote agrícola com produção de manga e uva.

Os irrigantes visitaram ainda a barragem de Sobradinho, a Estação de Bombeamento Principal do perímetro Nilo Coelho e o Centro de Pesquisa da Embrapa Semiárido – Fruticultura irrigada. Carlos Jarbas, produtor do Perímetro Irrigado Formoso, ficou surpreso com o resultado das pesquisas realizadas pela Embrapa e financiadas pela Companhia. “Nessa viagem técnica, observamos unidades demonstrativas de frutas temperadas como caqui, maçã e pera, sendo conduzidas em condições climáticas de semiárido com excelentes resultados. Já ficamos imaginando essa colaboração técnica entre Codevasf e Embrapa para instalar e conduzir experimentos dessa natureza nos perímetros da nossa região”, disse.

Também visitaram os Projetos Públicos de Irrigação de Mandacaru e Maniçoba, em Juazeiro, a Associação de Piscicultores de Sobradinho e um lote irrigado, no Perímetro Senador Nilo Coelho, em Petrolina, onde há produção de pera.

Sebastião Matos, produtor do Perímetro Irrigado de Ceraíma, agradeceu aos colegas e parceiros da Codevasf que promoveram as visitas técnicas. “Tivemos a oportunidade de ter contato direto com gestores dos distritos locados nesses projetos citados, entender como eles agiram para alavancar e tirar seus distritos das crises financeiras e, ao mesmo tempo, olhar para o produtor, dando oportunidades de negociações”, acrescentou.

Informações da Codevasf