Taekwondo é destaque na sessão da Câmara de Vereadores de Bom Jesus da Lapa: dificuldades, conquistas e reconhecimentos foram citados por Mestre Valdemir Teixeira

0
GrupoSCosta-350x250px

valdemir falando

O presidente da Associação Esportiva do Lapa Taekwondo, Grão Mestre Valdemir Teixeira de Araújo, conhecido como Mestre Valdemi, usou a tribuna livre da Câmara de vereadores de Bom Jesus da Lapa na manhã desta quarta-feira (01), para prestar conta das participações da sua equipe de Taekwondo nos eventos nacionais e internacionais que eles competiram.

O Taekwondo ou Tae kwon do é uma arte marcial que foi criada, pelo general sul-coreano Choi Hong Hi, em 11 de abril de 1955. Nas Olimpíadas de Seul (1988), o Taekwondo tornou-se um esporte olímpico de exibição. Nos Jogos Olímpicos de Sydney (Austrália), em 2000, tornou-se um esporte olímpico oficial.

BahiaFArmShow-350x250px

Valdemir falou das dificuldades que seus atletas de Taekwondo tem encontrado para participar dos eventos esportivos fora de Bom Jesus da Lapa, e que a Federação Baiana de Taekwondo Interestilos tem buscado de toda as formas, indo de porta em porta em busca de ajuda. “Inclusive os meninos vendendo geladinho, ou geladão como eles falam, para poder ir representar Bom Jesus da Lapa, o nosso Estado, e o nosso país”, frisou.

Ele destacou que mesmo com várias dificuldades, sete atletas participaram do Campeonato de Taekwondo realizado no estado de São Paulo, onde estavam presentes América Central, América do Norte e do Sul, trazendo 16 medalhas para Bom Jesus da Lapa. “Sete de ouro, cinco de prata e quatro de bronze. É um feito que me orgulha. Eu estou desde 1977 me dedicando a tirar as crianças das ruas. Eu quero parabenizar a nossa seleção, que tão bem representou o nosso país”, falou.

Destacou que os atletas têm realizado grandes feitos pelo esporte do município, participando de vários eventos, que já chegam a mais de 2 mil medalhas conquistas ao longo dos anos, e agradeceu todo apoio recebido.

O Professor Valdemir é reconhecido como o primeiro mestre de Taekwondo do estado da Bahia, e o mais antigo e premiado atleta de luta em atividade do Estado, com maior número de faixas pretas. Sendo responsáveis por desenvolver projetos sociais envolvendo a luta de taekwondo direcionado aos grupos mais carentes no município.