Vacinação contra sarampo começa nesta segunda-feira em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

A Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo começa nesta segunda-feira, dia 10, e segue até o dia 13 de março. O Dia ‘D’ Mobilização no país está programado para o sábado, dia 15. A primeira etapa da campanha tem como objetivo imunizar a população entre seis meses e 49 anos. A segunda etapa será em agosto. Em Bom Jesus da Lapa, a vacina da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) pode ser encontrada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

As pessoas que quiserem se imunizar devem levar a caderneta de vacinação, cartão do SUS e o documento com foto. “A campanha é seletiva, destinada para aquelas pessoas que ainda não tenham as suas doses completas. De seis meses até 29 anos são duas doses e de 30 a 49 anos é apenas uma dose. A contraindicação é para gestantes, pacientes com imunodeficiências e bebês abaixo de seis meses”, Diretora da  Vigilância, Lais Sento Sé.

BahiaFArmShow-350x250px

Sintomas do sarampo

Febre, manchas vermelhas pelo corpo, coriza, tosse e conjuntivite estão entre os sintomas do sarampo. O vírus responsável pela doença é altamente contagioso. A transmissão é feita por meio de tosse, espirro, fala e respiração. A vacina da tríplice viral é a melhor forma de prevenção da doença.

Não tem indicação para tomar a vacina pessoas com a imunidade baixa, mulheres grávidas e menores de seis meses de idade e pacientes que tomam medicações imunossupressoras.