Vereadores solicitam construção de escola estadual no Projeto Formoso, em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

Os vereadores aprovaram durante a 14ª sessão ordinária, o Requerimento nº 066/2019, de autoria dos vereador Romeu Thessing(PCdoB), que solicita do Governo da Bahia, Rui Costa(PT), e da Gestão Municipal, a construção de uma escola estadual no Perímetro Irrigado do Projeto Formoso A e H, zona rural de Bom Jesus da Lapa.

Justificando a proposta, o parlamentar destaca que o objetivo da referida propositura é oferecer educação com qualidade mais próxima das famílias que residem no Perímetro Irrigado, com condições de oferecer novas alternativas de cursos direcionados para a necessidades do Campo. E lembrou, que além do espaço que é usado atualmente para o Ensino Médio no Projeto Formoso ser um anexo, ainda não funciona corretamente.

Romeu solicita que o governo do estado autorize o estudo e projeto para a construção de um colégio com 10 salas, biblioteca, laboratório  e refeitório no Setor 33.

BahiaFArmShow-350x250px

Ele lembrou, que nos 30 anos de história do Projeto Formoso A e H, a “participação do Governo da Bahia no perímetro é muito frágil, no que se trata especificamente na educação. O prédio que existe hoje é uma extensão e alugada, no qual ministra aulas nos turnos matutino, vespertino e noturno para alunos de diversos setores, e o prédio não oferece as mínimas condições. Se tornando pequeno para as demandas, já que ali residem masi de 1.200 famílias, e assim, jovens que precisam se deslocar para zona urbana para conseguir alcançar o Ensino Médio. Vale lembrar que a formação desses jovens deveria ser voltar mais para a educação do campo”, disse.

“Confessamos que existe um esforço concentrado da Diretora dos poucos professores e servidores que fazem deste colégio destaque e um privilégio para os alunos que ali estudam. Enfim, reconhecemos que fazem milagres com poucos recursos e espaço que o Governo do Estado oferece”, completou o vereador.