Violência contra mulher representa  40% dos inquéritos em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

 

hand-1832921_1920
|Imagem ilustrativa

Dados da Delegacia da Polícia Civil de Bom Jesus da Lapa  apontam que quase metade dos inquéritos instaurados na cidade são oriundos de violência contra a mulher.

Segundo o delegado titular, Dr. Marcos Aurélio, neste ano (de janeiro até o dia 23 de maio) dos 100 processos, 40 tem relação com alguma forma de violência contra a mulher. E afirma  que os dados chegam a mais de 40%, já que em muitas  ocorrências registradas  as vítimas preferem não seguir com a representação criminal contra os seus parceiros.

BahiaFArmShow-350x250px

Ele destaca ainda, que mesmo a delegacia da cidade não tendo um local adequado  com condições para oferecer o atendimento especializado  para as mulheres vítimas de violência no município, a Polícia Civil quando é procurada, a vítima é ouvida imediatamente. E  partir do momento que é solicitada a medida protetiva, o caso é encaminhado para o Poder Judiciário.

De acordo com a Tenente feminina Marques, da Ronda Maria da Penha de Barreiras, a expectativa é que seja implantada o mais rápido possível a ronda Maria da Penha na cidade de Bom Jesus da Lapa, “porque existe a necessidade, por apresentar  uma grande demanda de mulheres em situação de violência, que será sanada com esse apoio da  38ª CIPM. No entanto, a Ronda Maria da Penha vai garantir um maior acompanhamento dessas vítimas de violência”, disse.

Ela destaca ainda,  que o índice de violência contra a mulher tem se destacado, onde a Bahia é o quarto no número de feminicídio   do Brasil, e o país   é o quinto no número feminicídio  no mundo. “Tendo em vista esses índices, precisamos fazer esse combate de forma intensa, mobilizar a todos pela causa”, afirmou.

Com o objetivo de combater o alto índice apresentado no município, a 38ª CIPM lançou na última quinta-feira(23), na Sede da Subseção da OAB lapense, com a presença de diversas representações sociais e autoridades, a  Operação de Combate à Violência Contra a Mulher no município de Bom Jesus da Lapa. Onde foi convocada toda a população para a criação de uma rede de atendimento às mulheres vítimas de violência.

A Operação da Polícia Militar começou hoje, onde todas as mulheres que estão com medidas protetivas serão visitas por uma equipe que foi treinada para esse fim. E será disponibilizada um telefone na central, só para receber as ligações específicas de violência contra a mulher.

Siga nossa página no Facebook e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe.Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Site Notícias da Lapa  no (77) 99834-7559.