Visita à Biblioteca Municipal incentiva o hábito da leitura entre alunos do Infantil II da Escola Promove Junior de Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

WhatsApp Image 2019-06-01 at 16.16.34Partindo da compreensão de que a criança desenvolve seu processo de leitura a partir do acesso que tem, desde a fase inicial de vida, ao objeto livro em seus mais variados formatos e que a aquisição da prática leitora se dará pela constância com que a criança tem com os textos literários, a equipe pedagógica da Escola Promove Junior, por meio das professoras Margarethe Nunes e Raíza Daiane, promoveu na manhã desta quinta-feira(30) um momento especial aos pequenos estudantes do  Infantil II, com  uma visita à Biblioteca Municipal de Bom Jesus da Lapa.

WhatsApp Image 2019-06-01 at 16.30.27 (3)Na visita os  pequeninos tiveram o primeiro contato com o  ambiente de uma biblioteca, e conheceram  a riqueza das obras e as infinitas possibilidades de entretenimento que os livros promovem por meio da leitura associada com as imagens.

WhatsApp Image 2019-06-01 at 16.30.27 (4)De acordo a professora Margarethe, a criança que tem o hábito da leitura internalizado e mantém contato com a literatura desde os primeiros anos de vida é beneficiada em diversos aspectos importantes para a sua formação integral, como o aprimoramento do aprendizado, a pronúncia das palavras, a relação com os sentimentos e também a comunicação com as pessoas ao seu redor.

BahiaFArmShow-350x250px

WhatsApp Image 2019-06-01 at 16.30.27 (1)Neste sentido, a professora Raíza destacou também,  que a partir do momento em que a criança tem acesso ao mundo da leitura,  faz novas descobertas e consequentemente amplia a compreensão de si e do mundo que a cerca. Nesse cenário, os professores precisam atuar em sintonia, possibilitando novas descobertas.

WhatsApp Image 2019-06-01 at 16.30.27 (6)Segundo os especialistas, as atividades de leitura devem ocorrer desde os primeiros dias de aula, mesmo com crianças que ainda não conhecem nenhuma letra, pois, por meio da visão e da audição, elas realizam a leitura de ilustrações e acompanham a leitura do texto feita pelo professor. Nessa fase inicial, em contato com os livros, elas aprendem a manuseá-los, a reconhecer suas formas, a perceber a diagramação e iniciam suas experiências com os modos de composição textual.

WhatsApp Image 2019-06-01 at 16.14.38Para finalizar a visita à Biblioteca, as professoras destacaram a importância da comunidade em geral para conhecer esse espaço da nossa cidade para fazer pesquisas, leituras, bem como a doação de livros.

Veja as fotos da visita: