O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou, nesta quinta-feira (16), a abertura de um novo programa de crédito com orçamento de R$ 12 bilhões voltado para produtores rurais que sofreram com perdas de safra nos últimos anos. O objetivo é ajudar na recuperação econômica e garantir a continuidade das atividades no campo.
Chamado de Programa BNDES para Liquidação de Dívidas Rurais, a iniciativa está aberta para receber pedidos de financiamento por meio das instituições financeiras parceiras credenciadas ao banco. Os empréstimos poderão ser pagos em até nove anos, com um ano de carência.
A linha de crédito é destinada a produtores, cooperativas, associações e condomínios rurais que atuam em municípios com reconhecimento oficial de situação de emergência ou calamidade pública entre 2020 e 2024, devido a desastres climáticos — como secas, enchentes, geadas ou outros eventos extremos.
Segundo a diretora de Crédito Digital e Gestão do Fundo Rio Doce do BNDES, Maria Fernanda Coelho, o programa segue a linha de atuação adotada em casos como o do Rio Grande do Sul, que recentemente foi severamente afetado por eventos climáticos. “O banco oferece aos produtores rurais alívio econômico para garantir a continuidade da atividade produtiva no campo, especialmente para agricultores familiares e médios produtores, que têm papel central na segurança alimentar e no desenvolvimento regional”, afirmou.
Do total disponibilizado, 40% dos recursos estão reservados exclusivamente para beneficiários do Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar) e do Pronamp (Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural) — públicos mais vulneráveis aos impactos das perdas de safra.
O programa é uma importante ferramenta para ajudar o setor rural a se reerguer, especialmente diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas nos últimos anos.