
A cantora Nana Caymmi faleceu nesta quinta-feira (1º), aos 84 anos, no Rio de Janeiro. Ela estava internada na clínica São José, em Botafogo, desde agosto do ano passado, devido ao tratamento de uma arritmia cardíaca. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.
Nascida no Rio de Janeiro em 29 de abril de 1941, Nana era filha do compositor Dorival Caymmi e da cantora Stella Maris. Primogênita de uma família marcada pela música, seus irmãos Dori e Danilo Caymmi também seguiram carreira artística.
Nana iniciou sua trajetória como cantora em 1960, ainda na adolescência. Sua estreia foi com a gravação de “Acalanto”, composta por seu pai em sua homenagem, em um LP que ele produzia. No mesmo ano, lançou seu primeiro compacto solo e assinou contrato com a TV Tupi, onde apresentou os programas Sucessos Musicais e A Canção de Nana, ao lado do irmão Dori.
Ao longo de uma carreira marcada por interpretações emocionantes e uma postura artística firme, Nana Caymmi se consagrou como uma das grandes vozes da música popular brasileira, reconhecida também pela sinceridade com que conduziu sua vida e sua arte.