PGR pede condenação de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe de Estado

0
Banner
Foto: Antonio Augusto/STF

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou na noite desta segunda-feira (14) a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado. O pedido foi feito ao Supremo Tribunal Federal (STF) e integra o inquérito que apura articulações antidemocráticas realizadas após as eleições de 2022.

Além de Bolsonaro, a PGR também requereu a condenação dos ex-ministros Augusto Heleno, Walter Braga Netto, Paulo Sérgio Nogueira e Anderson Torres; do ex-comandante da Marinha, Almir Garnier; do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); e do tenente-coronel Mauro Cid, que foi ajudante de ordens do ex-presidente.

Segundo a investigação, o grupo teria atuado para tentar reverter o resultado eleitoral por meio de medidas ilegais, incluindo a elaboração de um decreto de intervenção militar e ações de desinformação.

A manifestação da PGR ocorre em meio a pressões políticas e diplomáticas, inclusive com reflexos internacionais. Recentemente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impôs uma tarifa de 50% sobre o aço brasileiro — medida que, segundo analistas, pode estar relacionada a uma tentativa de influenciar o processo em favor de Bolsonaro.

O caso segue em análise no STF, e o julgamento deve ter desdobramentos significativos no cenário político nacional.

QUER COMENTAR?

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui