Tira-dúvidas: vacinação contra sarampo e poliomielite começa em Bom Jesus da Lapa nesta terça-feira

0
GrupoSCosta-350x250px

3a54a100-6cfa-0136-2ee2-6231c35b6685--minified

A nova Campanha Nacional de Vacinação Contra o sarampo e poliomielite começou nesta segunda-feira (06) e vai até o dia 31 de agosto em todo o Brasil. Já em Bom Jesus da Lapa, em função do feriado de hoje, a campanha só começa amanhã, e as dúvidas da população  a respeito das vacinas já estão surgindo.

Quem poderá se vacinar?

Em Bom Jesus da Lapa, o público-alvo da campanha é de aproximadamente 4.500 mil pessoas e a vacinação será direcionada exclusivamente às crianças de 1 ano até menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).

Exige restrição para alguma criança?

Não. Todas as crianças dentro da faixa etária da campanha devem se vacinar contra a pólio e sarampo, independente da situação vacinal.

Aonde vacinar?

Nesta campanha as crianças devem ser levadas a uma unidade de saúde, mesmo as que já tenham sido vacinadas anteriormente. É fundamental que os pais apresentem o cartão de vacina para que o histórico de vacinação da criança seja verificado.  As vacinas estarão disponíveis nas Unidades de Saúde de Bom Jesus da Lapa. Aconselha-se procurar o Posto de Saúde mais próximo a residência da criança.

Não possuo cartão de vacina da criança. O que fazer?

Caso esse documento tenha sido perdido, a criança deve ser levada para ser imunizada com a certidão de nascimento.

Por que a vacinação é exclusivamente para as crianças? As doenças não afetam os adultos?

O sarampo pode acometer qualquer faixa etária, porém têm atingindo principalmente crianças menores de 5 anos que são mais suscetíveis às doenças e suas complicações.

A Diretora de Vigilância em Saúde  de Bom Jesus da Lapa, Lais Sento Sé, destaca “vale ressaltar que, na criança, a doença pode ser mais grave, pois compromete o sistema imunológico. Além das complicações como infecções respiratórias (pneumonia), o sarampo também pode provocar otites, doenças diarreicas, neurológicas e levar à morte. O dia D da campanha, este ano ocorre dia 18 de agosto(sábado)”, explicou.

Laís acrescentou ainda, que adultos podem tomar a vacina Tríplice Viral, que faz parte da rotina da vacinação. É só procurar as unidades de saúde munidos do cartão de vacina para avaliação das doses e verificar se a necessidade de tomar novamente.

O que é Sarampo?

É uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, por tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina.

Quais os sintomas?

Febre alta, acima de 38,5°C; dor de cabeça; manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo; tosse; coriza; conjuntivite; manchas brancas que aparecem na mucosa bucal conhecida como sinal de koplik, que antecede de 1 a 2 dias antes do aparecimento das manchas vermelhas.

Transmissão

A transmissão ocorre de quatro a seis dias antes e até quatro dias após o aparecimento da erupção da pele (exantema). O período de maior transmissibilidade ocorre dois dias antes e dois dias após o início do exantema. O vírus vacinal não é transmissível.

Prevenção

A vacinação contra o sarampo é a única maneira de prevenir a doença.

O que é Poliomielite?

A poliomielite, também chamada de paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa causada por vírus encontrado na corrente sanguínea.

Prevenção

Para prevenir a poliomielite, as crianças devem ser vacinadas aos dois, quatro e seis meses com a vacina injetável (VIP) e depois aos 15 meses e 4 anos de idade com a vacina oral (VOP). A poliomielite está erradicada no Brasil desde 1990, mas existem casos em países da África e Ásia, por isso, é fundamental manter alta a cobertura vacinal para evitar o retorno da doença ao país.