
O Departamento de Tributos de Bom Jesus da Lapa desempenhou papel fundamental na organização e sucesso da Romaria do Bom Jesus da Lapa 2025, encerrada na última quarta-feira (6). Sob a coordenação de Rogério Lucena, o setor reforçou a fiscalização do comércio ambulante para garantir a ordem e a segurança durante o evento que reuniu centenas de milhares de romeiros.
A equipe de Tributos atuou em parceria com outros órgãos municipais e forças de segurança, incluindo a Polícia Militar, Guarda Municipal e equipes de saúde, promovendo uma ação integrada para evitar a instalação desordenada de barracas e ambulantes — conhecidos popularmente como “camelos” — nas vias principais da cidade. Essa medida foi essencial para garantir a livre circulação de veículos de emergência, como ambulâncias e viaturas policiais, além de facilitar o trânsito para todos os presentes.
Segundo Rogério Lucena, coordenador do Departamento de Tributos, “a operação tem um custo elevado, e é essencial que todos os ambulantes estejam regularizados com a emissão dos alvarás correspondentes. Nosso principal objetivo não é punir ninguém, mas manter a ordem para que os romeiros possam circular com segurança e os comerciantes tenham um espaço organizado para atuar”.
Além da organização, o trabalho do departamento foi importante para assegurar a arrecadação municipal, que sustenta o aumento do efetivo da Guarda Municipal, a contratação de garis e outros serviços essenciais para a limpeza e segurança da cidade durante a romaria.
Com uma fiscalização rigorosa, porém consciente, o Departamento de Tributos contribuiu para um ambiente acolhedor e organizado, fortalecendo a economia local e garantindo a tranquilidade dos milhares de visitantes que participaram da maior manifestação de fé do Nordeste.