Nesta quinta-feira (16), a Prefeitura de Bom Jesus da Lapa realizou um importante ato para a segurança pública regional com a assinatura da ordem de serviço para a reforma e ampliação do 20º Batalhão de Bombeiros Militar da Bahia (20º BBM). A solenidade contou com a presença do prefeito Eures Ribeiro, do vice-prefeito Miguel Leles, do Tenente-Coronel BM Cléber Pacheco (Tenente-Coronel Bahia), do presidente da Câmara Municipal, Gedson Nascimento, do Supitendente da 2 SR, Harley Xavier, além de vereadores, secretários municipais, representantes da Polícia Militar, Marinha, Aeronáutica e demais autoridades locais.
Durante seu discurso, o prefeito Eures Ribeiro destacou que a sede do 20º BBM foi um sonho antigo da cidade, que virou realidade em 2020 depois de muita luta com a execução da primeira etapa da obra e implantação do Batalhão. Agora, com a ordem de serviço assinada, começa a segunda fase da construção. Ele também adiantou que a terceira e última etapa será iniciada logo após a conclusão desta fase atual. A obra será feita com recurso próprio do município.
O Tenente-Coronel Bahia classificou o momento como mais um marco histórico para o município, enfatizando o papel estratégico do batalhão para a região. Ele ressaltou que a criação e ampliação da sede só foram possíveis graças ao empenho e apoio do prefeito Eures Ribeiro.
A presença do 20º BBM em Bom Jesus da Lapa é uma conquista estratégica. A cidade recebe mais de 2 milhões de visitantes por ano durante eventos como as romarias, e o batalhão atende cerca de 18 municípios da região do Velho Chico. Antes, o socorro mais próximo vinha de Barreiras, a mais de 300 quilômetros de distância”, destacou o comandante.
Papel estratégico para toda a região
O 20º Batalhão de Bombeiros atua em ocorrências de grande escala, como incêndios florestais, enchentes, acidentes rodoviários e eventos com grande aglomeração de pessoas. A ampliação da sede permitirá melhores condições de trabalho para os militares e mais agilidade no atendimento às emergências em Bom Jesus da Lapa e municípios vizinhos.