
O cardeal dos Estados Unidos, Robert Francis Prevosti, de 69 anos, foi eleito nesta quinta-feira (8) como o novo papa da Igreja Católica. Ao assumir o pontificado, ele escolheu o nome Leão XIV, tornando-se o 267º papa da história do catolicismo.
A tradicional fumaça branca, que indica a escolha de um novo líder, foi vista por volta das 13h05 (horário de Brasília), ou 18h em Roma. O anúncio oficial do nome do novo pontífice foi feito aproximadamente às 14h17.
Prevosti foi eleito na quarta votação do conclave, iniciado na quarta-feira (7), tornando este um dos conclaves mais rápidos da história recente da Igreja. Assim como nas eleições de 2005 e 2013, a escolha foi concluída no segundo dia de votações.
O novo papa sucede Francisco, que faleceu no último 21 de abril, aos 88 anos, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) seguido de insuficiência cardíaca. A eleição do sucessor atraiu atenção especial, já que contou com a participação de 133 cardeais eleitores, um número maior que o do conclave anterior, que teve 117 votantes — o que inicialmente sugeria que o processo poderia ser mais demorado.
Com a escolha de Leão XIV, a Igreja Católica inicia um novo capítulo, agora sob a liderança de um papa norte-americano, o primeiro da história dos Estados Unidos a ocupar o cargo máximo da instituição.