Eleições nos EUA: Trump diz pela 1ª vez que Biden venceu, mas volta a falar em fraude

0
GrupoSCosta-350x250px
Foto: O Globo

O presidente americano Donald Trump disse hoje pela primeira vez que Joe Biden foi o vencedor das eleições presidenciais nos Estados Unidos. No entanto, republicano, mesmo sem provas, voltou a dizer que pleito foi fraudado.

“Ele venceu porque a eleição foi manipulada”, escreveu Trump em publicação feita no Twitter. “Ninguém podia observar as votações, os votos foram tabulados por uma empresa privada da esquerda radical, Dominion, com uma má reputação e equipamento ruim, que nem poderia se qualificar para as eleições no Texas (onde eu ganhei por muitos votos)”, acusou sem qualquer evidência que possa amparar as denúncias.

O presidente, em seguida, disparou contra a imprensa. “A mídia falsa e silenciosa”, afirmou.

BahiaFArmShow-350x250px

Com a vitória na Geórgia, o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou a 306 votos no Colégio Eleitoral, 74 a mais que Trump (232), segundo projeções do jornal The New York Times. Ainda que faltem votos a serem computados em alguns estados, o placar final não deve mudar.

Antes considerada um voto “seguro” pelos republicanos, a Geórgia é o quinto estado conquistado por Trump em 2016 que Biden conseguiu levar em 2020. Arizona, Wisconsin, Michigan e Pensilvânia, onde o resultado sacramentou a vitória democrata no sábado (7), foram os outros quatro.

Biden é o primeiro democrata a vencer na Geórgia desde 1992. Na última eleição, Trump levou o estado da adversária Hillary Clinton por uma margem de cinco pontos percentuais — a menor já registrada por um republicano até então.

Diversas agências federais contradizem diretamente o presidente “A eleição de 3 de novembro foi a mais segura da história dos Estados Unidos”, disseram várias autoridades eleitorais locais e nacionais, incluindo a Agência de Segurança de Infraestrutura e Segurança Cibernética (CISA), em um comunicado conjunto, orientado pelo Ministério de Segurança Interna. “Não há evidência de que algum sistema de votação tenha apagado, perdido ou mudado as cédulas, ou que tenha sido hackeado de alguma forma.”

*Com RF e UOL