Iceberg com 3 vezes o tamanho de SP se separa na Antártica está à deriva

0
GrupoSCosta-350x250px

Fonte: G1

Imagem ilustrativa/ Foto: Adobe Stock

Um bloco de gelo batizado de A-76 se desprendeu de uma plataforma de gelo na Antártica, no Hemisfério Sul, e se tornou o maior iceberg do mundo, anunciou a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), com base em imagens de satélite do programa europeu Copernicus.

O iceberg tem cerca de 170 km de comprimento por 25 km de largura e uma área total de 4.320 km² e está à deriva no Mar de Weddell, segundo comunicado da agência divulgado na quarta-feira (19/05). O tamanho do iceberg deixa o mundo em alerta, e ele está sendo vigiado por satélites.

BahiaFArmShow-350x250px

A plataforma de gelo da qual o A-76 se separou tem o nome de Ronne. Localizada próxima da base da Península Antártica, é uma das maiores plataformas de gelo flutuantes que se conectam com a massa terrestre do continente e se estendem a áreas do entorno.

O gigantesco iceberg tem uma área três vezes maior que a da cidade de São Paulo, que é de 1.521 km². O Mar de Weddel, onde esse bloco de gelo vai flutuar, é uma porção do oceano que fica abaixo da América do Sul.

Outro iceberg imenso da Antártica que ameaçava uma ilha povoada por pinguins no extremo sul da América do Sul perdeu a maior parte de sua massa e se rompeu em pedaços, disseram cientistas no início deste ano.