Juízes serão investigados por supostas adoções irregulares da Universal

0
GrupoSCosta-350x250px

696611-970x600-1

Autoridades portuguesas intensificaram as investigações do de crianças envolvendo a cúpula da Igreja Universal —incluindo as duas filhas do bispo Edir Macedo.
A conduta dos juízes nas sentenças em que os menores foram retirados de suas famílias biológicas e entregues a pastores da igreja será analisada será escrutinada pelo Ministério Público e pelo Conselho Superior da Magistratura do país.
Especialistas têm apontado que pode ter havido falhas graves no material usado no embasamento das decisões.
As duas entidades reforçaram a intenção de investigar o assunto após vir à tona que a atual procuradora-geral da República de Portugal, Joana Marques Vidal, coordenava a equipe de magistrados do Ministério Público no Tribunal de Menores de Lisboa na época em que as adoções suspeitas foram autorizadas.
Em nota oficial, o Ministério Público afirmou que “nada deixará de ser investigado, o que permitirá apurar todos os fatos e eventuais responsabilidades”.
O Conselho Superior da Magistratura de Portugal declarou que também vai recolher material sobre as decisões judiciais do caso, mas ressaltou que, até agora, não há indícios de responsabilidade: “não foram suscitados quaisquer casos colocando diretamente em causa decisões de juízes”-
A instituição diz ainda que “determinou a recolha de todos os elementos pertinentes para avaliar os procedimentos prévios às decisões judiciais e os procedimentos de interação dos tribunais com as instituições com responsabilidade no percurso de preparação das decisões”.

Fonte: Folha de S.Paulo

BahiaFArmShow-350x250px