Presidente Joe Biden defende que ricos paguem “parte justa” em tributos

0
GrupoSCosta-350x250px

 

“Estou ansioso por esta campanha”, disse Biden aos gritos de “mais quatro anos!”. Foto: Reprodução Twitter/Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, defendeu a taxação de norte-americanos mais ricos durante o primeiro comício de sua campanha de reeleição. Em sua fala, o político afirmou a milhares de membros de sindicatos que suas políticas criaram empregos e elevaram o padrão da classe média. Agora, segundo ele, é a hora de os ricos “pagarem sua parte justa” em tributos.

Ainda em seu discurso, Biden destacou o abrangente pacote climático, tributário e de saúde assinado no ano passado que cortou o custo de medicamentos prescritos e reduziu os prêmios de seguro – questões que conselheiros dizem serem a peça central de seu argumento para um segundo mandato. “Estou ansioso por esta campanha”, disse Biden aos gritos de “mais quatro anos!” antes de acrescentar: “Temos um recorde para executar.”

BahiaFArmShow-350x250px

Até o comício, a principal atividade da campanha de reeleição de Biden era arrecadar fundos. O presidente fez arrecadação de recursos em uma casa em Greenwich, Connecticut, na sexta-feira e em breve realizará eventos similares na Califórnia, Maryland, Illinois e Nova York.

Biden não mencionou nenhum de seus possíveis oponentes republicanos pelo nome, mas disse que muitos no Partido Republicano “se opõem a tudo o que fiz”. Apontando para as altas taxas de inflação, os Republicanos criticaram a “Biden-omics” (economia de Biden). “Não sei o que diabos é isso”, disse ele, “mas está funcionando”.

Biden afirmou em seus comentários que, se os banqueiros de Wall Street entrassem em greve, ninguém notaria. Mas, se os membros dos sindicatos abandonassem o trabalho, “o país inteiro pararia”. Ele também criticou aqueles que têm patrimônio de mais de US$ 1 bilhão por pagar, segundo ele, apenas 8% em impostos federais.