
Diante das fortes chuvas que atingem Salvador e várias cidades do interior da Bahia, o Governo do Estado, por meio da Defesa Civil (Sudec), está mobilizado para prestar assistência à população e monitorar as áreas afetadas. Equipes da Defesa Civil estadual, Corpo de Bombeiros, Embasa, Seinfra e Secretaria da Saúde estão em campo, com apoio técnico e envio de ajuda humanitária.
O governador Jerônimo Rodrigues destacou nas redes sociais neste sábado (3) que o Estado está em contato direto com as prefeituras, prestando apoio com kits de emergência, lonas para encostas e recursos via Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Até a tarde de sábado, havia registros de ocorrências em diversos municípios, como Camacan, Canápolis, Pau Brasil, Camamu, Valença, Simões Filho, Madre de Deus, entre outros. Em Santo Amaro, afetado pela enchente do Rio Subaé, cerca de 40 famílias receberam apoio técnico do Corpo de Bombeiros, com orientações sobre riscos e rotas de evacuação.
A Seinfra também acompanha os impactos na infraestrutura e já atua no reparo de um trecho da BA-001, próximo a Nazaré.
Recomendações: A Sudec orienta que moradores deixem áreas de risco e acompanhem os alertas meteorológicos. Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193.