PF cumpre mandados em cidades do Oeste e Sudoeste da Bahia por desvio milionário de recursos federais

0
Banner GIF
Banner GIF

A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram, na manhã desta quinta-feira (23/10), a Operação Intercessor, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso responsável pelo desvio e lavagem de recursos públicos federais destinados à administração municipal de Poções (BA) entre os anos de 2021 e 2023.

A ação cumpre 25 mandados de busca e apreensão nas cidades de Barreiras, no oeste da Bahia, e em Poções, Encruzilhada e Vitória da Conquista, no sudoeste do estado.

As investigações apontam fraudes em contratos de terceirização de mão de obra financiados com recursos do FUNDEB, SUS e FNAS. Segundo a PF, foram identificadas irregularidades graves, como a ausência de estudos técnicos, pesquisas de preços inadequadas, superfaturamento e prestação fictícia de serviços. O prejuízo aos cofres públicos é estimado em mais de R$ 12 milhões.

De acordo com as apurações, o grupo investigado mantinha uma estrutura criminosa organizada, com atuação em vários municípios baianos. Para viabilizar o esquema, eram utilizadas empresas de fachada, familiares como intermediários financeiros, além de movimentações bancárias suspeitas e ocultação de bens.

Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, peculato, fraude à licitação, lavagem de dinheiro e infrações contra a legislação trabalhista.
A Operação Intercessor é mais uma ação conjunta entre a PF e a CGU no combate à corrupção e ao mau uso de recursos públicos, reforçando o compromisso de garantir a correta aplicação do dinheiro federal em benefício da população.

QUER COMENTAR?

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui