Pescadores são flagrados espalhando redes no Rio São Francisco em pleno início da piracema, em Serra do Ramalho

0
Banner GIF
Banner GIF

O início do período de piracema na bacia do Rio São Francisco já gerou polêmica em Serra do Ramalho, no oeste da Bahia. Um vídeo gravado por um morador e divulgado nas redes sociais neste sábado (1º) mostra pescadores utilizando redes de pesca no rio, mesmo com a proibição em vigor(Veja vídeo).

Indignado, o autor das imagens faz um apelo à conscientização e à fiscalização. Segundo ele, a atitude dos pescadores desrespeita o momento em que os peixes precisam se reproduzir e compromete o equilíbrio ambiental do rio.

A piracema — período de reprodução dos peixes — começou oficialmente no dia 1º de novembro e segue até 28 de fevereiro em rios, córregos e afluentes. Já nas lagoas marginais ligadas ao São Francisco, a proibição se estende até 30 de março. Durante esse tempo, a pesca comercial está suspensa, sendo permitida apenas a pesca de subsistência para consumo familiar.

O descumprimento das regras é considerado crime ambiental, com penas que podem incluir multa de até R$ 100 mil, detenção e apreensão de embarcações e equipamentos. A fiscalização é realizada por órgãos ambientais estaduais e federais, com o apoio das polícias ambientais.

 

QUER COMENTAR?

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui