
Após meses de recuperação, a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a cair, segundo levantamento da Genial/Quaest divulgado nesta quarta-feira (12). O índice de aprovação passou de 48% em outubro para 47% em novembro, enquanto a desaprovação subiu de 49% para 50%, ampliando a diferença negativa para três pontos percentuais.
O levantamento mostra uma reversão na tendência de melhora observada desde julho. De acordo com a Quaest, a recente operação policial no Rio de Janeiro e as declarações de Lula sobre segurança pública podem ter influenciado na piora da percepção do governo.
Entre os entrevistados, 38% avaliam o trabalho do presidente como negativo, 31% como positivo e 28% como regular. A pesquisa também aponta queda na aprovação entre mulheres, católicos e pessoas com renda acima de cinco salários mínimos — grupos onde antes havia equilíbrio ou vantagem positiva.
O estudo ouviu 2.004 pessoas entre os dias 6 e 9 de novembro, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.























