Lapa: Câmara aprova requerimento que solicita proteção dos canais em todo perímetro do Projeto Formoso A e H

0
GrupoSCosta-350x250px
Na época da construção não foi planejado e nem pensado nas consequências que a engenharia da obra poderia gerar para a população que iria morar no perímetro, se pensou apenas na irrigação, não colocando nem um tipo de proteção ou sinalização/FOTO: Reprodução.

Na sessão da Câmara de vereadores dessa terça-feira (13), foi apresentado pelo vereador Romeu Thessing (PC do B), um requerimento ao prefeito de Bom Jesus da Lapa solicitando “a  proteção dos canais em todo perímetro do Projeto Formoso A e H, no município de Bom Jesus da Lapa.

Justificando o pedido, o vereador chama a atenção para o perigo que os canais oferecem para a comunidade, onde já morreram muitas pessoas. “Em virtude do grande número de acidentes dentro do perímetro A e H, que estão à beira das estradas vicinais, necessitamos de proteção e sinalização, dentro do perímetro do Projeto Formoso A e H para assim temos maior segurança, tanto para os pedestres quanto para os motoqueiros e motoristas que ali trafegam”, falou.

Construção canais de irrigação do Projeto Formoso A em 1988, a distribuição de água por gravidade/FONTE: Bidim

Executado pela Odebrecht e contratado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) entre 1988 e 1999, os canais possibilitaram o desenvolvimento da irrigação no município de Bom Jesus da Lapa, transformando o Projeto Formoso em um polo de cultivo de banana e levou à formação do Distrito de Irrigação Formoso (DIF), a associação de produtores da região. 

BahiaFArmShow-350x250px

Abrange um perímetro com infraestrutura direcionada para a agricultura irrigada formado por dois setores, Formoso A e Formoso H, constando de duas estações de bombeamento principal, 29 estações de bombeamento secundárias, 82.72 quilômetros de canais de concreto a céu aberto. Na época da construção não foi planejado e nem pensado nas consequências que a engenharia da obra poderia gerar para a população que iria morar no perímetro,  se pensou apenas na irrigação, não colocando nem um tipo de proteção ou sinalização.