Bom Jesus da Lapa não elege nenhuma mulher para a Câmara de Vereadores

0
GrupoSCosta-350x250px

A Câmara de Vereadores de Bom Jesus da Lapa será 46,7% renovada a partir do ano que vem. Já que dos 15  vereadores, sete foram eleitos pela primeira vez. Mas o que chamou a atenção, nas eleições deste ano, foi que nenhuma mulher vai assumir a bancada no Legislativo.

Atualmente, a Câmara conta com a presença das vereadoras Maria Leles(PP) e Rita Ribeiro(PSD), no entanto só a primeira  buscou a reeleição, e obteve 1100 votos. Além de Maria Leles e Rita Ribeiro, o legislativo lapense também contou com a presença da suplente de vereador, Andreia do João Paulo II, pelo PTN, que ocupou uma cadeira no legislativo até o  final de março deste ano. Ela  também saiu candidata,  dessa vez pelo PT, e conseguiu 790 votos. As duas foram as mulheres mais bem votadas, mas não conseguiram um resultado suficiente para conquistar a vaga na Câmara de Vereadores de Bom Jesus da Lapa.

BahiaFArmShow-350x250px

Mesmo sendo o eleitorado lapense, em sua maioria do sexo feminino, a população não tem o histórico de eleger muitas mulheres ao legislativo.

Diferente de Bom Jesus da Lapa, a cidade de Palmas de  Monte Alto, há 188 km de distância, com pouco mais de 17 mil eleitores, preencheu nestas eleições 6 das 11 vagas na sua Câmara de Vereadores por mulheres. Não seria injusto chamar aquele legislativo  de “Câmara de Vereadoras”, pois tem a sua maioria feminina.

Já que por conta do quociente partidário as mulheres não conseguiram se eleger na Capital baiana da Fé, agora resta aguardar a composição do novo governo municipal e, com ele, a possibilidade de algum dos novos eleitos assumir uma secretaria. Sendo assim abriria uma vaga para que possam assumir o mandato parlamentar, já que as duas são as primeiras suplentes em seus partidos, PP e PT.