

O anúncio foi feito oficialmente nesta sexta-feira(4), após a visita realizada pelo governador Rui Costa na nova estrutura da Escola Municipal Agenor Magalhães. E segundo ele, o Secretário Estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, já foi autorizado a agilizar os encaminhamentos para a implantação do CPM em Bom Jesus da Lapa.
De acordo com Rui Costa, o secretário Jerônimo Rodrigues já foi autorizado a agilizar os trâmites necessários para a implantação da unidade no município. Entre as providências está o envio da documentação ao Conselho Estadual de Educação, responsável por resolver as questões burocráticas. Enquanto isso, a Prefeitura Municipal ficará responsável pela conclusão das obras complementares e pela aquisição do mobiliário escolar.

Segundo o prefeito Eures Ribeiro, o prédio da futura escola foi construído com recursos do município e será doado à Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC). A unidade possui 5.196 m² de área construída e conta com 12 salas de aula, biblioteca, refeitório, auditório, quadra poliesportiva, vestiários e laboratórios de Química e Física.
O gestor municipal destacou que a chegada do CPM representa um importante avanço para a educação da cidade e de toda a região:
“A instituição é reconhecida nacionalmente pela sua metodologia, disciplina e resultados de excelência. Será um divisor de águas para o ensino público em Bom Jesus da Lapa e região”, afirmou Eures.

O comandante da 38ª CIPM, Tenente-Coronel PM Normanha, lembrou que Bom Jesus da Lapa já teve uma experiência positiva com o modelo disciplinar militar. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Escola Municipal Wilson Lins foi gerida por educadores e policiais militares, com os militares assumindo a parte disciplinar e os professores responsáveis pela parte pedagógica.
Segundo ele, os resultados foram tão positivos que o prefeito Eures Ribeiro, em conjunto com o comando da 38ª CIPM, decidiu transformar a experiência em um projeto de maior alcance, buscando a implantação oficial de um Colégio da Polícia Militar da Bahia na cidade.

“A criação do CPM é a realização de um sonho antigo — não apenas da tropa, mas de toda a sociedade lapense”, afirmou Normanha.
Ele destacou ainda que a conquista é reflexo direto da força política e do empenho do prefeito Eures Ribeiro, que articulou junto ao Governo do Estado da Bahia e ao Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Anselmo Brandão, para atender aos anseios da tropa e da comunidade local.
“Essa é uma grande conquista para Bom Jesus da Lapa. É fruto da força do prefeito Eures Ribeiro, junto com o Governo do Estado, o Comandante-Geral da PM e o comando da 38ª CIPM”, reforçou Normanha.

Com a implantação do CPM, a nova unidade será administrada diretamente pela Polícia Militar da Bahia. O colégio atenderá não apenas estudantes de Bom Jesus da Lapa, mas também de cidades vizinhas, já que as unidades mais próximas estão localizadas em Barreiras e Vitória da Conquista.
A previsão é de que o colégio entre em funcionamento a partir de 2021, consolidando-se como um novo marco para a educação pública de qualidade no município.