Com 330 anos de história, Romaria de Bom Jesus da Lapa tem nesta sexta-feira o ponto alto dos festejos

0
Banner

 

por Miriam Hermes/A Tarde

Fotos: Uelder Negrão / Acervo Santuário da Lapa

A 330ª romaria de Bom Jesus da Lapa tem nesta sexta-feira, 6, o principal dia da festa, com missa solene às 7h e encerramento dos festejos às 18h. Pelo segundo ano consecutivo o acesso à gruta é limitado, mas os eventos podem ser acompanhados remotamente, por meio de emissoras de TV e rádio e pelas redes sociais do santuário.

Fotos: Uelder Negrão / Acervo Santuário da Lapa

O tema geral deste ano é ‘Bom Jesus, filho de José: comunhão, diálogo e missão’ e traz reflexões pertinentes desde a abertura da novena preparatória, no dia 28 de julho, que também foi transmitida pelos meios de comunicação e acompanhada por milhares de católicos.

Fotos: Uelder Negrão / Acervo Santuário da Lapa

A festa de Bom Jesus da Lapa é um dos principais eventos católicos do Brasil e reunia até 2019, última edição presencial do evento, cerca de 600 mil pessoas entre julho e agosto. Por ano, a média era estimada em 2,5 milhões de visitantes, fazendo do turismo religioso uma das principais atividades econômicas do município ribeirinho do rio São Francisco.

“Este ano o movimento está melhor que ano passado, mas longe do que era antes da pandemia, quando a gente poderia ter o dobro de leitos”, disse o gerente de pousada Jucelino Mateiro, que diz trabalhar agora com equipes reduzidas e que muitos hotéis e pousadas, fechadas desde março do ano passado, ainda não reabriram as portas.

Fotos: Uelder Negrão / Acervo Santuário da Lapa

“Estão fazendo falta na cidade aqueles ônibus chegando de todos os lados, cheios de romeiros. Trazendo alegria e renovando a fé, bem como movimentando a área de hospedagem e alimentação”, enfatizou.

O reitor do santuário, Pe. João Batista Nascimento, diz que, em parceria entre diversos órgãos e entidades, e a sociedade organizada, foi firmado o protocolo para evitar a aglomeração de fiéis. O religioso salientou que o santuário fica aberto à visitação pública, obedecendo a todas as normas de distanciamento social e outras medidas sanitárias, entre 6h e 14h30 todos os dias. Depois disso é fechado para organização das cerimônias religiosas com acesso livre apenas de quem participa efetivamente do evento, além de mais 100 pessoas por dia – sendo 50 moradores e 50 visitantes, que têm a entrada controlada.