
A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou, na terça-feira (6), um projeto que cria a “Política Estadual de Fornecimento Gratuito de Medicamentos à Base do Canabidiol”. A iniciativa, proposta pelo deputado Euclides Fernandes, busca garantir o acesso ao tratamento com a substância a pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente para doenças como dores crônicas, fibromialgia, depressão, ansiedade e distúrbios do sono.
A aprovação foi unânime, resultado de um acordo entre líderes da base governista e da oposição, que aceleraram a tramitação ao dispensar etapas em comissões parlamentares. A medida representa avanço na inclusão de terapias alternativas no sistema público de saúde.
O canabidiol, extraído de plantas do gênero cannabis, possui propriedades terapêuticas e não provoca efeitos psicoativos. Ele pode ser obtido tanto da maconha quanto do cânhamo, sendo este último com baixo teor de THC, o composto que gera alteração de consciência.
Estudos científicos demonstram a eficácia do canabidiol no alívio de sintomas ligados a epilepsia, câncer, autismo, esclerose múltipla e Alzheimer. Diferente da maconha usada como droga recreativa — que financia o tráfico e é ilegal no Brasil —, o canabidiol é um composto medicinal, seguro e promissor.