Chuva e frente fria causam estragos em cidades da Bahia

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Foto: reprodução redes sociais

Diversas cidades da Bahia, sobretudo o sul do estado, estão passando por situações de alagamentos, enchentes e deslizamentos desde a última quinta-feira (20), quando iniciaram as chuvas no estado.

Um deslizamento de terra invadiu quintais de cinco casas e atingiu um idoso de 70 anos na madrugada desta sexta-feira (21), na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia. Segundo a Defesa Civil do município, a vítima foi levada com ferimentos nas pernas para um hospital e está sob observação. O órgão registrou 150 ocorrências na cidade até o fim da tarde, como: alagamentos, deslizamentos de terra, desabamento de terra e três quedas de árvores.

BahiaFArmShow-350x250px

Uma das quedas de árvores aconteceu na BR-415, próximo da zona urbana de Ilhéus, que teve uma das pistas interditada. A situação causou um longo engarrafamento, que foi amenizado após o motorista de um carro descer do veículo e cortar parte do tronco, que estava na pista.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Ilhéus está sob alerta vermelha e existe a previsão de que a chuva persista no município até terça-feira (25). O município registrou 177 mm em apenas 12 horas.

Caraíbas

Também chove forte em caraíbas desde as primeiras horas da madrugada desta sexta-feira (21). Segundo a Defesa Civil do município, foram mais de 200 mm de chuva até o início da tarde. Ruas e avenidas ficaram completamente alagadas. Em alguns trechos, a força da enxurrada foi tão forte, que mais parecia um rio.

Santa Cruz Cabrália

Turistas foram resgatados com caiaques e pranchas de stand up de um hotel que ficou inundado nesta sexta após a forte chuva que atingiu a cidade de Santa Cruz Cabrália, que também fica no sul da Bahia.

Segundo a Prefeitura de Santa Cruz Cabrália, diversas ruas ficaram alagadas e moradores ficaram desabrigados. A Defesa Civil do município, que ainda contabiliza os prejuízos, informou que choveu 300 mm nas últimas 24 horas.

Itabela

A forte chuva provocou a abertura de uma cratera na BR-283, em um trecho que liga a cidade de Itabela ao município de Guaratinga. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a cratera foi formada em frente à Fazenda Novo Destino, nas proximidades do povoado da Escadinha.

Ipiaú

Uma ventania arrancou telhados de algumas casas e derrubou árvores em Ipiaú, município que também fica no extremo sul da Bahia. Após um calor intenso na cidade, choveu forte durante cerca de 30 minutos.

De acordo com o alerta do Inmet e da Marinha, a chuva pode chegar ao volume de 50 mm por dia ou 30 mm por hora e ventos intensos de até 30 km/h.

Prado

O avanço da maré deixou destruídas algumas barracas da praia do distrito de Corumbaú, na cidade Prado. Ninguém ficou ferido, apesar dos prejuízos.

Vitória da Conquista

A chuva chegou também no sudoeste do estado. Vitória da Conquista, terceira maior cidade da Bahia, registrou ruas alagadas e quedas consecutivas de energia em diversos bairros nesta sexta-feira (21) após a forte chuva que atinge o município desde a noite de quinta (20).

Segundo o Inmet, com a oscilação de energia elétrica na cidade, os pluviômetros não marcaram em alguns momentos, mas houve o registro de 55 mm de chuva em dado momento. Na quinta-feira, a Defesa Civil registrou cinco ocorrências e nesta sexta foram 15 apenas pela manhã.

Duas famílias moradoras dos bairros Panorama e Santa Cecília ficaram desalojadas e foram contatadas pela equipe social da prefeitura. A prefeitura pontuou que nem mesmo nas chuvas fortes dos finais de 2021 e de 2022 provocaram extravasamento do canal.