Com três meses no ar, canal do Governo no WhatsApp é o mais acessado do Brasil

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Foto: Divulgação/GOVBA

Lançado em novembro de 2023, o canal oficial do Governo da Bahia no WhatsApp completou três meses no ar com de 22.500 seguidores, até a tarde desta terça-feira (16). É o maior canal de gestão estadual do Brasil, seguido pelo Governo do Rio Grande do Sul, com 16 mil seguidores, e Governo de São Paulo, com 14 mil seguidores – ambos criados em setembro do ano passado.

Os canais do WhatsApp, de acordo com a definição da própria ferramenta, é uma forma simples, confiável e privada de receber atualizações importantes de pessoas e organizações, diretamente no chat. O recurso está disponível em uma nova aba chamada Atualizações, separada das suas conversas e comunidades. Nela, você vai encontrar o Status e os canais que escolher seguir.

BahiaFArmShow-350x250px

Para o coordenador-geral de mídias sociais da Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom-BA), Daniel Ribeiro, a iniciativa é, também, mais uma das ações de combate à desinformação. “O WhatsApp tem se consolidado como a ferramenta digital de maior alcance entre os cidadãos de todas as idades. Infelizmente, também, é um dos principais meios de compartilhamento de fake news. Por isso, o Governo do Estado não poderia deixar de aproveitar todo esse potencial de comunicação para levar informação de qualidade para nossa gente. É como falamos na campanha de divulgação do nosso Canal do Zap: ‘informação de confiança em primeira mão? Tá na mão!’”, avalia ele.

Por meio de transmissão unidirecional, o Governo da Bahia pode enviar textos, fotos, vídeos, figurinhas e enquetes. Ou seja, todas as principais atualizações do GovBA passam a se apresentar, também, no seu WhatsApp, por um período de 30 dias.

Para seguir o canal do GovBA, basta digitar ‘Governo da Bahia’ no diretório pesquisável ou acessar, diretamente, por este link: https://whatsapp.com/channel/0029Va6IU3qDTkK8UKfLZT1G.

Ao prezar por um serviço de transmissão que ofereça o maior nível de privacidade, o WhatsApp oferece proteção das informações pessoais de administradores e seguidores. Assim, o número de telefone e a foto do perfil dos administradores de um canal não vão ser exibidos aos seguidores. Da mesma forma, seguir um canal não vai revelar seu número de telefone ao administrador ou a outros seguidores. Quem você decide seguir é uma escolha sua e particular.