O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, nesta terça-feira (28), durante evento em comemoração ao Dia do Servidor Público, em Salvador, a autorização para a realização de oito novos concursos públicos. As seleções vão oferecer 890 vagas distribuídas entre 16 carreiras da administração pública estadual, com previsão de contratação a partir de janeiro de 2027.
As oportunidades contemplam áreas estratégicas como Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Obras Públicas, Fazenda, Regulação, Procuradoria, Gestão Governamental e Produção de Informações Econômicas e Sociais.
Segundo o governador, o objetivo é recompor e fortalecer os quadros técnicos do Estado, especialmente em órgãos que há anos não realizam concursos. Ele também adiantou que um novo pacote de ações voltadas à segurança pública deverá ser anunciado na próxima semana, possivelmente com novos certames.
Entre os destaques, estão 200 vagas para a Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA) — sendo 100 para Auditor Fiscal e 100 para Agente de Tributos — e 135 vagas na Procuradoria Geral do Estado (PGE), incluindo cargos de procurador, assistente e analista.
O setor ambiental também será reforçado, com 110 vagas para técnicos e especialistas na Sema e no Inema. Já as secretarias da Administração, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano terão 120 vagas para especialistas e técnicos em obras públicas.
Outras oportunidades incluem 200 vagas na Adab (160 para Fiscal e 40 para Técnico em Fiscalização Agropecuária) e 125 vagas nas áreas de Regulação, Políticas Públicas e Produção de Informações Econômicas, Sociais e Geoambientais, distribuídas entre a Agersa, Saeb e Seplan.


























