Homem é internado em UTI após levar cerca de 30 picadas de abelhas em Vitória da Conquista

0
GrupoSCosta-350x250px

Via G1

Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Um homem identificado como Silvano José Luz Neto, de 57 anos, foi atacado por um enxame de abelhas em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Ele levou cerca de 30 picadas, segundo informações de familiares.

O caso aconteceu na segunda-feira (4), no bairro Cidade Modelo. Silvano foi socorrido para uma unidade de saúde, onde segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nesta terça-feira (5). O estado de saúde dele é estável.

BahiaFArmShow-350x250px

Conforme relato de testemunhas, as abelhas que, provavelmente, estavam em um terreno, atacaram pedestres, ciclistas, motociclitas e motoristas que estavam com o vidro do carro aberto.

Segundo o Corpo de Bombeiros da região, uma equipe foi enviada ao local para a retirada dos insetos. No entanto, moradores do bairro Cidade Modelo disseram que a existência de enxames é antiga no local. Eles também relataram o medo que sentem ao sair à rua.

“A gente passa com medo do lado delas, porque se mexer, elas vão nos atacar. Aí fica esse perigo para mim e para os outros moradores”, disse a artesã Adja França.

Segundo a bióloga Raquel Maluf, durante os meses de primavera e verão acontece um fenômeno chamado enxameamento, que é quando as abelhas criam novas colmeias e se torna mais comum ver enxames na zona urbana.

“Parte da colmeia vai abandonar o ninho antigo e procurar um novo lugar para fazer outro ninho. Com isso, vai aumentar a quantidade de abelhas pelos ambientes que a gente circula, a exemplo de parques, ruas, avenidas”, explicou.

Ainda segundo Maluf, as abelhas só atacam quando se sentem ameaçadas. Ela também destacou que a retirada de enxames deve ser feita apenas pelo Corpo de Bombeiros.

“Você percebeu, perto da sua casa, que tem uma aglomeração de abelhas, às vezes elas ficam paradinha em um ramo de árvore, em um poste, então é só não mexer, porque se elas ficarem ali, logo em seguida vão encontrar um lugar para fazer um ninho e vão sair do local”.