Incêndios florestais no interior da Bahia mobilizam mais de 220 bombeiros

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Incêndios florestais no interior da Bahia mobilizam mais de 220 bombeiros. Crédito: Divulgação

O combate aos incêndios florestais que atingem o interior da Bahia está mobilizando 222 bombeiros militares, 50 viaturas e possuem o apoio da brigada do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e de outros brigadistas voluntários. Nesta terça-feira (17), as cidades Angical, Formosa do Rio Preto, Barreiras, Buritirama, Santa Rita de Cássia, São Desidério, Barra, Vanderley, Riachão das Neves, Campo Formoso, Senhor do Bonfim, Campo Alegre de Lourdes, Rio do Pires, Palmeiras e Érico Dourado estão sendo local de atuação dos brigadistas.

De julho até o último domingo (15), o Corpo de Bombeiros Militares já atuou em 218 incêndios florestais. Cerca de 200 bombeiros militares são empregados, por dia, para atuar na frente ao combate das chamas. Nesta operação, denominada Operação Florestal 2023, drones e nove aeronaves do modelo Air Tractor foram fornecidos através do Programa Bahia Sem Fogo, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema).

Orientações

BahiaFArmShow-350x250px

Diversos tipos de impactos são feitos quando um incêndio florestal atinge uma região, desde ambiental até mesmo econômico. Para evitar que as chamas se espalhem e cresçam até se tornarem um incêndio florestal, é recomendado que não seja ateado fogo em pastos ou plantações, pois o fogo pode sair do controle rapidamente.

Fogueiras devem ser verificadas ao serem apagadas para garantir a extinção completa das chamas, assim como o descarte de bitucas de cigarro não deve ser feito em regiões de mata. Aceiros também devem estar limpos, além da manutenção da vegetação rasteira.

Em caso de princípio de incêndio, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado através da Central 193.