O fomento à piscicultura feita pela 2ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), sediada em Bom Jesus da Lapa na região Oeste da Bahia, foi destaque no programa Bahia Rural da Rede Bahia, afiliada da Rede Globo, na manhã deste Domingo de Pascoa, 4 de abril, mostrando a importância da produção de peixe no sistema de cativeiro como fonte de renda e trabalho para as famílias, especialmente nesse período de pandemia.
Os alevinos são produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura (CIRPA) de Xique-Xique, vinculado à 2ª Superintendência Regional e distribuídos aos piscicultores por técnicos da instituição. A liberação do material é feito por meio das associações, prefeituras ou cooperativas, após o cadastramento.
De acordo o Superintendente da 2ª SR, Harley Xavier, o CIRPA de Xique-Xique faz a reprodução, tanto de espécies nativas, como curimatã, piau, surubim e também de espécies exóticas, como a tilápia, a tambaqui, que são os peixes mais utilizados na região para a criação em cativeiro. Ele destaca ainda, que a Codevasf dar total apoio aos produtores, desde a escavação do tanque, até o processamento do pescado.