A publicação da licitação para a construção da adutora do Projeto Formoso é uma vitória de toda população, afirma o vereador Romeu

0
GrupoSCosta-350x250px

P_20181218_102924_1_vHDR_Auto

Uma luta que dura quase 30 anos. Esse é o tempo que os moradores do Perímetro Irrigado Formoso (A e H), esperam pela água tratada em suas torneiras. O maior produtor de banana do Brasil ainda não tem o direito à água potável de qualidade atendido. No entanto, a publicação da licitação para o início da obra da adutora no Projeto Formoso, divulgado nesta segunda-feira (17), encheu de esperança os moradores e políticos, que também, fizeram parte do processo de cobranças.

BahiaFArmShow-350x250px

O site Notícias da Lapa conversou na manhã desta terça-feira (18), com o vereador Romeu Thessing(PCdoB), um dos representantes do Legislativo que sempre cobrou na Câmara das representações do estado, através da realização de  audiências públicas  e um abaixo-assinado, a construção de uma adutora, para atender a população do Projeto Formoso com água tratada.

Para Thessing, construíram a estrutura do Projeto Formoso “A” e “H”, fazendo um grande investimento,  no entanto, não pensaram nas condições básicas para as  pessoas que iriam viver na área. Onde  a população já luta há 30 anos pelo direito á água potável, e que o anúncio da licitação para o início das obras da adutora, é o resultado das lutas do povo, e de todos aqueles que acreditam e abraçaram a causa. “Quando lideranças, católicas e evangélicas se unem, onde conseguem no início de 2017 fazer o maior abaixo-assinado já realizado no município, as pessoas começaram a entender que elas tem direito, e que precisam lutar. Uma ação ecumênica, onde padres, pastores, e principalmente, e em especial, a figura de Dona Aparecida, representante sindical, que não se curvou e não se cansou de ir em todos os cantos do Perímetro do Projeto Formoso, para juntos, conseguirmos o maior abaixo-assinado  de Bom Jesus da Lapa, reivindicando essa adutora, que já era de direito da população”, frisou(relembre aqui).

Ele lembrou, que a reivindicação, através desse documento, com mais de 8 mil assinaturas, foi levado no mês de fevereiro de 2017 para a Codevasf, e também ao governo da Bahia.  E no mês de agosto, na vinda de Rui Costa a Bom Jesus da Lapa, foi prometido que ele iria abraçar a causa, mas, o tempo passou, e diante de vários desafios enfrentados pelo governo, o grupo não conseguiu êxito(relembre aqui). E no final de 2017 a Codevasf anunciou a licitação para a elaboração do projeto da adutora(relembre aqui). “Então, é preciso reconhecer, o interesse, de ter abraçado também a causa, o Superintendente da Codevasf de Bom Jesus da Lapa, Harley Xavier, que assumiu esse compromisso, reconhecendo que era uma injustiça o que estava acontecendo, e fez a licitação do projeto”, frisou.

Romeu destacou, que por muitos momentos, vários políticos falaram que a obra era impossível de ser realizada, deixando de lado a necessidade do povo do Projeto Formoso. “Quando nós percebemos que existia esse desafio, não medimos esforços, durante o mês de janeiro, fevereiro de 2017. Percorri casa por casa do Projeto Formoso A e H, com a adesão de toda população. E ontem, tive a felicidade, depois de ver a manifestação do Superintendente da Codevasf, de que vai ser liberado uma licitação no dia 28 de dezembro no valor inicial, praticamente da metade do custo da obra, de R$ 2,2 milhões, para a primeira etapa da obra”, disse.

O parlamentar destacou a luta da Câmara de Vereadores de Bom Jesus da Lapa, também, em defesa da causa. Que além do apoio, as inúmeras viagens para Salvador, e das cobranças, também aprovou no orçamento do município para 2019 valor de R$ 1 milhão, que poderão ser utilizados, também, para ajudar na construção da adutora.

“Quero frisar a minha alegria, da gente reconhecer a luta dessa população, que muitas vezes se sentiu esquecida, com a falta de água potável. Muitas pessoas simples que não tem condição de comprar água, levar da cidade de Bom Jesus da Lapa. Mas a Câmara de Vereadores, através do seu presidente e da mesa diretora, Miguel Leles, nunca deixou de apoiar, liberar viagens para Salvador e Brasília, que foram fomentadas com o dinheiro público dessa Casa, para que chegássemos ao término dessa magnitude”, falou.

Romeu finalizou agradecendo ao Governo Federal, e a todos que se envolveram, “na certeza, que depois de 30 anos, depois das provocações dos movimentos sociais em defesa da luta. Em especial o Bispo Dom João Cardoso que assinou e apoiou o abaixo-assinado, a Paróquia Nossa Senhora das Graças. É uma grande alegria, pois considero essa adutora a maior obrar social de Bom Jesus da Lapa, e que todos que lutaram, são responsáveis por essa vitória”, reconheceu.