Abandonado há mais de 15 anos, trecho da BA-160 entre os municípios de Bom Jesus da Lapa e Malhada volta a ser tema de debate da Câmara de Vereadores

0
GrupoSCosta-350x250px

A situação crítica da BA-160, especialmente no trecho entre os municípios de Bom Jesus da Lapa e Malhada há muito tempo deixou de ser novidade,  por ser  um problema frequente na vida das pessoas que precisam usar essa via, sendo motivo de várias denuncias. Em Bom Jesus da Lapa, município localizado na região do oeste do Estado, moradores de   19 comunidades, de uma região remanescente de Quilombolas, convivem com essa situação há mais de quinze anos.

Depois de várias promessas não cumpridas por parte do governo do Estado, um cascalhamento parcial foi feito, e a estrada voltou a ser tema de debates na Câmara de Vereadores. Na segunda sessão  da Casa em 2020, realizada na manhã desta quinta-feira(27),  o vereador Davi do Quilombo(PT), apresentou um requerimento solicitando mais uma vez  a recuperação da referida via, que liga Bom Jesus da Lapa a Malhada, que foi aprovado  pelos edis.

BahiaFArmShow-350x250px

“Nós sabemos da situação que se encontra essa BA que liga Bom Jesus da Lapa a Malhada, é a pior estrada do oeste da Bahia, e se brincar é a pior do mundo. Essa BA-160 que nos trafegamos, liga a várias comunidades quilombolas e assentamentos”, disse o vereador Davi.

Ele lamentou que foi feita a licitação para recuperação da BA- 160, mas só para recuperação do trecho  entre os municípios de Bom Jesus da Lapa e Ibotirama, enquanto a outra parte que liga a Malhada, e atende diversas comunidades quilombolas, “ficou no esquecimento”. Eu não sei mais o que pensar, o que tá passando na cabeça do nosso povo[quilombola], quando ver que a BA-160 entre Bom Jesus da Lapa e Ibotirama vai ser feita, enquanto Bom Jesus da Lapa até Malhada se tornou um buraco só, e o povo[das comunidades quilombolas] continua sendo esquecido, e sempre frustrado e decepcionado  com o governador e com os nossos deputados que votamos”, desabafou o parlamentar.

Direcionando a fala para o colega Davi, o vereador Leonel Cardoso(PCdoB) destacou, que “votar no governo do PT na região das comunidades de Curral das Vargens e assentamentos, no interior de Bom Jesus da Lapa, foi a maior decepção, durante o tempo todo, porque a vida todinha nós fizemos campanha para o PT, votamos no PT. Ali era 100% eleitores do PT, e passou 16 anos e não fizeram a estrada do Rio das Rãs. Hoje é a pior estrada do Brasil, não é da Bahia não, é a pior estrada do Brasil, é a do Rio das Rãs. […] é uma vergonha para nós políticos”.

O parlamentar destacou que “as pessoas cobram, afirmando que é uma vergonha para os políticos de Bom Jesus da Lapa, e que os vereadores sempre cobram, no entanto o governo só promete e não resolve o problema da BA-160. E que os políticos precisam tomar vergonha na cara, porque o povo não aguenta mais”.

O vereador Romeu Thessing, também do PCdoB, afirmou que falar da BA-160 não é motivo de vergonha, e sim de sofrimento. O parlamentar disse que conhece a estrada desde o ano de 1993, quando atuava em missão pela Igreja Católica, e que a BA estava melhor do que está hoje, porque não aconteceu nenhuma intervenção do Estado no trecho.

Thessing disse que a Casa já cobrou tanto do governo a  recuperação da BA-160, que ele já levou até uma reclamação de que estava cobrando de mais. E que o descaso continua acontecendo, porque não é nenhum representante do PCdoB ou  do Governo que passa na via, que já causou a morte de muitas pessoas. […] ou a gente fecha a BA-160, ou o governador entrega essa estrada para o município ou para a própria federação. Porque o que importa agora, é que não existe uma responsabilidade do Governo do Estado em perceber, que lá tem 98% que votaram[comunidades quilombolas e assentamentos] que votaram no governador Rui Costa, e até hoje eles não deram uma posição sobre essa situação”, cobrou.

A vereadora Andreia do João Paulo II (PTN), destacou que é preciso se colocar no lugar das pessoas que necessitam trefegar pela BA-160, para compreender as dificuldades enfrentadas pelas comunidades situadas próximas as margens da via. E que o Governo do Estado possa se sensibilizar com a situação, considerando que a Constituição Federal garante a todos os cidadãos o direito de ir e vir com dignidade.

O vereador Jair Gomes(PSDB), frisou que a recuperação da BA-160 é uma luta do Legislativo, porque a população das localidades não aguenta mais “tanto sofrimento”. Que já foi feito  vídeos, diversas visitas à Salvador, requerimentos, e o que resta é o Governador dar uma resposta. “[…] ele[governador] saiu aqui com 90% de votação, e a política é feita dessa forma – se a população de Bom Jesus da Lapa votou no governador, com uma BA aqui, esburacada, acabada, ele entendeu que as pessoas estão gostando”, lamentou.

O parlamentar questionou a licitação feita pelo Governo, que licitou só uma parte da BA, de Bom Jesus da Lapa a Ibotirama, sem incluir a outra parte da via até a divisa de Malhada. “Como vai ficar essa situação?”, e sugeriu ao colega Davi, reunir com o Governo, juntamente com o prefeito Eures Ribeiro, que é base aliada, e colocar uma condição: “olha governador! Esse ano não tem voto nessa eleição para ninguém de vocês do partido. Quem seja lá, nós[representações] não estamos satisfeitos”. E finalizou sugerindo, que a BA seja entregue para o Governo Federal ou para o próprio município de Bom Jesus da Lapa.

Nerivaldo Rodrigues(PT) concordou com as cobranças. “Eu por fazer parte do partido do governador, eu me sinto envergonhado pela posição do governador para aquelas comunidades meu colega Davi. Não é de hoje que nós temos demandado com os nossos companheiros parlamentares[…] já fizemos propostas, até da gente fazer manifestações naquela estrada. Fica aqui o repúdio dessa Casa, porque eu sempre estou vendo aqui o esforço dos colegas. Ali, na verdade, é um descaso que Rui Costa está fazendo com aquelas comunidades. E principalmente conosco que somos aliados do governo. Não é justo, porque parece que existe uma maldade ali, com aquelas comunidades, com aquele povo, e principalmente as vezes, uma perseguição política ‘em cima’ do senhor[Davi]”, frisou o vereador .

O vereador Irmão Romilson(PSC), afirmou que os parlamentares já estão fadigados, quando se trata da BA-160, considerando que é um desrespeito com a Casa por parte do Governo do Estado. E relembrou, que desde que o PT assumiu  em 2007, o então governador Jaques Wagner já falava sobre a recuperação da BA-160, no entanto ficou oito anos no governo e nada foi feito, e só resolveu fazer um tapa buraco já no final,   para  eleger o sucessor.  Já Rui Costa, segundo o parlamentar, ficou o primeiro mandato, prometeu que iria recuperar o trecho da BA-160 de Bom Jesus da Lapa, no entanto, por vários momentos deixou o povo só na promessa. E no segundo mandato, mesmo o município dando uma votação expressiva para a reeleição, o governador não deu importância para o sofrimento do povo que depende da via, fazendo a licitação só de uma parte, e deixando a estrada, mais uma vez abandonada. “A gente que costuma viajar pela Bahia, vê um pedacinho de estrada ligando fazendas de grande senhores[fazendeiros]. Um pedacinho, só porque é um grande senhor e tem uma 200 e 300 cabeças de gado ali, o cara manda fazer um asfalto de primeiro mundo. E a gente aqui, meus Deus! Uma cidade que recebe por ano quase 3 milhões de turistas. É vergonhoso pra gente passar uma situação dessa, e não ter resposta”, destacou.

Já o vereador Fábio Nunes(PR) frisou, que mesmo com a deficiência do governo do PT com a BA-160, o que  se conquistou nas comunidades, tem que agradecer ao Governo do PT. Citando como exemplo uma ambulância para o Rio das Rãs, pavimentação, posto de saúde. E é preciso cobrar, porque a população tá sofrendo, mas que muita coisa está sendo feito. “Foi o governador que mais trabalhou”,  e disse que a BA-160 foi feita para beneficiar o Governador Nilo Coelho. Naquela época o gado dele transportava por ali, ai deixou jogada e abandonada. Agora a culpa é do atual governo? Não – mas nós temos que cobrar. Só que a gente tem que saber como cobrar.

O vereador disse ainda, que o prefeito está preocupado com a situação, e que deve ser liberado 2 milhões de reais pelo Governo do Estado para recuperar a via.

O vereador Neto afirmou que muitas expectativas foram criadas em torno da BA-160, com a promessa que a via seria recuperada, no entanto ele sempre disse que só acreditaria vendo. E que é triste a Casa continuar debatendo esse tema, e não poder fazer nada, de “forma rápida e ágil”.

Zenilton Rodrigues(PP), afirmou  que a recuperação da BA-160 é uma luta antiga, que faz parte do “clamor” das comunidades, como também da Câmara de Vereadores, do prefeito de Bom Jesus da Lapa e dos municípios que dependem da estrada.

Já a vereadora Rita Ribeiro(PSD), destacou que o vereador Davi precisa reunir o povo das comunidades e usar a arma que tem, que é o voto, e fez vários questionamentos: “porque continuar votando em governador que não ver aquela estrada? E porque continuar votando em um deputado que não coloca uma emenda para que aquela estrada seja feita? E porque continuar votando em um senador que não tem um olhar para aquele povo?”, perguntou.

Ela disse que é defensora do PT, no entanto a situação da BA-160 precisa ser resolvida, e sugeriu, para que todos os vereadores e os moradores comecem a fazer vídeos, e mandar para  os deputados e senadores, “para viralizar” em toda Bahia. Eu acho que tem situação, que quando a gente cala de mais a coisa não acontece”, finalizou.

A BA 160 começa em Ibotirama e termina em Malhada, é a principal estrada que liga Bom Jesus da Lapa a dezenove comunidades, a maioria delas quilombola, onde está localizada uma das primeiras comunidades quilombolas reconhecidos no Brasil, Rio das Rãs, interior do município.